[Estação WHIZ] Sr. Malhado

Olá, Zeronauta! Seja bem-vindo a mais uma edição da coluna sobre a mitologia do mortal mais poderoso do mundo. Desta vez, o tema será o Sr. Malhado, o tigre falante que se comporta como homem e é um dos personagens mais famosos do elenco de apoio do queijão vermelho.

6837541584_b83d29747d_z

A Origem Pré-Crise nas Infinitas Terras

A primeira aparição do Sr. Malhado foi na revista Captain Marvel Adventures #79, de dezembro de 1947, na história “Captain Marvel and the Talking Tiger” (Capitão Marvel e o Tigre Falante), a primeira das quatro histórias do mortal mais poderoso do mundo naquela edição. A história começa com um eremita, que mora num lugar selvagem não nomeado, completamente isolado da civilização, e ele conversava com um tigre, que surpreendentemente, respondia com palavras. Esse homem chamava o tigre de Sr. Malhado e lhe contava os males da civilização. O tigre ficou curioso e decidiu conhecer a tal civilização. O Sr. Malhado conseguiu entrar despercebido, escondido pela escuridão da noite, num navio ancorado num porto, próximo à selva onde vivia.

O navio viajou até uma cidade nos EUA, a mesma cidade onde vivia Billy Batson, que nunca era nomeada naquelas histórias. O tigre falante conseguiu sair furtivamente do navio e foi pedir informações para um homem sobre a cidade. Todavia, o tal homem nem prestou atenção às palavras proferidas pelo Sr. Malhado, simplesmente fugiu aterrorizado, por ele ser um tigre. Billy Batson passava por perto, a caminho da Estação WHIZ, após fazer uma matéria nas docas. Transformou-se no Queijão Vermelho e capturou o tigre, que foi levado para o zoológico municipal.

Só que o Sr. Malhado teve um acesso de fúria e acabou fugindo da sua jaula. Billy Batson tinha ido ao zoológico dar uma olhada no tigre e se transformou no mortal mais poderoso do mundo pra capturar a fera outra vez, mas, desta vez, ela conseguiu escapar. O Sr. Malhado zanzou pela cidade e aproveitou o que ela tinha a oferecer: tomou sorvete, comeu um bife num restaurante, passeou bastante; contudo sempre que as pessoas o viam, saíam correndo em seguida. O tigre falante, por fim, foi a uma loja e pegou umas roupas para si, logo após topou com o Capitão Marvel. Desta vez, o herói parou para ouvir o que o Sr. Malhado tinha pra dizer. Os dois se entenderam e o Capitão percebeu que o Malhado não era realmente perigoso e o levou até o museu, onde o tigre obteve um emprego, ele iria dar explicações sobre animais e a natureza para os visitantes.

A origem do Sr. Malhado só foi melhor explicada na revista Captain Marvel Adventures #82, a segunda história de que participa. Quando ele era um filhote, Malhado estava com sua mãe no meio da selva e ela foi morta por um caçador. O filhote conseguiu fugir. Mais tarde, ele foi encontrado por um garoto chamado Thomas Todd, filho de um missionário estadunidense que dava aulas para as crianças numa escola na aldeia. Tom Todd levava o filhote de tigre para as aulas e deu-lhe o nome de Sr. Malhado. O tigre cresceu e continuava amigo de Tom e do resto dos aldeões.

Certo dia, um dos aldeões foi encontrado morto e as pistas indicavam que ele tinha sido morto por um tigre. Logo culparam o Sr. Malhado e quiseram matá-lo. Tom fugiu com o tigre para dentro da selva, onde um eremita deu ao animal um soro que tinha inventado, que energizaria o cérebro do Malhado e lhe daria a capacidade de utilizar as cordas vocais e falar. O eremita ia testar o soro num animal selvagem, mas o fato é que um tigre manso veio bem a calhar. O soro funcionou e o Sr. Malhado tinha o conhecimento das aulas que presenciou na escola.

Tom Todd explicou ao tigre o que tinha acontecido e o Sr. Malhado saiu no encalço do tigre que tinha realmente matado o aldeão. Após encontrar o outro tigre, aconteceu uma briga sangrenta entre as duas feras, com o Sr. Malhado saindo vitorioso. Daí ele levou o corpo do outro tigre para os aldeões e provou que foi esse outro grande felino que matou um deles. Um tempo depois, Tom Todd voltou para os EUA com seu pai e o Sr. Malhado ficou morando com o eremita, até decidir ir visitar a “civilização”.

Numa história na revista World’s Finest #259, em 1979 e já na DC, foram reveladas mais informações acerca da origem do Sr. Malhado. Ele foi a consulta num médico, por exigência de um contrato que ele fez com uma empresa para ser seu garoto propaganda em anúncios de televisão. Nessa consulta, o tigre falante contou o que tinha revelado a Billy Batson em Captain Marvel Adventures #82 e mais: que, após ter ido morar com o eremit,a seu corpo foi mudando gradualmente e se tornando mais humano, ele passou a poder andar sobre as duas patas traseiras e a conseguir manipular objetos com as patas dianteiras, como se elas fossem mãos. E ainda falou, com todas as letras, que a tal selva onde morava ficava na Índia.

O leitor que acompanha a Estação WHIZ talvez não se lembre, porém já comentamos sobre esta história antes, pois foi nela que apareceu o vilão Superior.

Outras Versões do Sr. Malhado

Na série The Power of Shazam!, o Sr. Malhado recebeu uma reformulação. Ele não era mais um tigre que tomou um soro e se tornou meio homem e meio tigre, mas, sim, um boneco de pelúcia de Mary, que ganhou vida através da magia de Lorde Satanus para que ajudasse a irmã de Billy Batson. Foi um modo de Satanus intervir a favor do seu pai, o mago Shazam, contra sua irmã Blaze, sem que ela ficasse sabendo. Isso de ser um objeto que adquiriu vida por meio de magia era chamado de Pookah na revista. Mais adiante na série, o super-herói Íbis transformou o Sr. Malhado num ser vivo de verdade. Nessa série, o Sr. Malhado se tornou um grande amigo do Tio Dudley, o que é irônico, visto que o Sr. Malhado foi inspirado em Otto Binder e o Tio Dudley em Jack Binder, os dois irmãos criadores de quadrinhos.

Arte: Peter Krause
Arte: Peter Krause

Em Os Desafios de Shazam!, com o início de uma nova era da magia e a reformulação das leis da magia, o Senhor Malhado tinha a capacidade de se transformar num tigre do tamanho de um rinoceronte.

Na minissérie Shazam! & A Sociedade dos Monstros, o Sr. Malhado é um espírito andarilho, um Ifrit, que se passava por mendigo e podia se transformar em tigre.

Arte: Jeff Smith
Arte: Jeff Smith

E na série Billy Batson and the Magic of Shazam!, que deu continuação à minissérie de Jeff Smith, o Ifrit Sr. Malhado acabou ficando preso na forma de homem-tigre.

Arte: Mike Norton
Arte: Mike Norton

Na segunda edição de All-New Batman – The Brave and the Bold, a segunda série de revistas em quadrinhos publicada pela DC Comics baseada no desenho animado Batman – Os Bravos e os Destemidos, houve uma história em que o Sr. Malhado apareceu. Ele foi com Billy Batson até Gotham City para comprar os presentes de natal dos seus entes queridos.

E o Sr. Malhado apareceu em Multiversity – Thunderworld #1, uma aventura que se passava na Terra-5 do multiverso mostrado por Grant Morrison. Ele ainda era um homem-tigre falante, embora não saibamos qual era sua origem ali. Ele usava o mesmo tipo de uniforme que o Tio Marvel e os Tenentes Marvel, além de uma mochila-foguete, que permitia a ele voar, e uma arma futurística.

Arte: Cameron Stewart
Arte: Cameron Stewart

O Sr. Malhado apareceu também na saga Convergência: ele pode ser visto na minissérie Convergence – Shazam!. Como era o personagem da Terra-S do antigo multiverso Pré-Crise nas Infinitas Terras, a sua origem era a mesma da Era de Ouro.

Arte: Evan Shaner
Arte: Evan Shaner

Sr. Malhado no Reboot dos Novos 52

Até agora, após o reboot da DC com os Novos 52, o Sr. Malhado é um tigre que fica num zoológico. Aparentemente somente um tigre comum de que o Billy Batson gosta muito. Você pode conferir as resenhas sobre as histórias do Capitão Marvel nos Novos 52, chamado de Shazam, aqui no Terra Zero: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.

Tawny New 52

O Sr. Malhado em Outras Mídias

No desenho curta-metragem Superman/Shazam!: O Retorno do Adão Negro, o Sr. Malhado também se passa por um mendigo, porém na realidade é um tigre místico.

O Sr. Malhado apareceu no episódio “Macho Alfa” do desenho animado Justiça Jovem: ele era um tigre melhorado geneticamente pelos vilões Cérebro e Monsieur Mallah, que foi libertado do domínio dos vilões pelo Capitão Marvel.

Young Justice

Em Batman – Os Bravos e os Destemidos, a série de desenhos animados propriamente dita, o Sr. Malhado só faz uma breve aparição no episódio “O Malicioso Sr. Cérebro” como o boneco de pelúcia de Mary.

Batman - The Brave and the Bold

E o Sr. Malhado ainda apareceu na série animada antiga Shazam!, onde ele era chamado de Tigre Tony (saibam mais sobre isso vindo aqui e aqui).

tawny-cartoon

Uma Curiosidade

Embora seja chamado aqui no Brasil de Sr. Malhado, nos EUA seu nome é Mr. Tawky Tawny. No começo seu nome era somente Mr. Tawny, sendo Tawny seu sobrenome. Em Captain Marvel Adventures #90, de 1948, no ano seguinte ao da primeira aparição do Mr. Tawny, foi lançado um concurso para se escolher um nome para o tigre. Os ganhadores do concurso foram Mary Garrisi e Pat Laughlin, da cidade de Detroit, eles deram a idéia do nome ser “Tawky” (um trocadilho com a palavra “talky”, que é “falante” em inglês). O nome foi revelado ao público numa história de Captain Marvel Adventures #96. Desde então, nos EUA, ele passou a ser o Mr. Tawky Tawny.

Espero que tenha curtido, meu caríssimo Zeronauta, e até a próxima!

Arte: JG Jones
Arte: JG Jones
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com