[Pitaco] Você deve parar de ver trailers!

Depois de mais uma rodada de pessoas empolgadas e pessoas reclamando – desta vez, com o novo trailer de Batman v Superman – venho aqui questionar e perguntar:

Até que ponto precisamos ver os trailers?

Existem tipos diferentes de pessoas. Existem aquelas que, ao contrário deste redator, não se importam em receber todos os spoilers e ter sua experiência destruída em comparação com o que poderia ser. Mas até elas deveriam repensar assistir. Por cinco motivos, mais espeficicamente.

  1. Trailers podem enganar você

    Vamos começar pelo que começou a me fazer pensar sobre isso: Homem de Ferro 3. O filme mais decepcionante da Marvel, foi muito pior se levarmos em conta o fato dos trailers nos enganarem, mostrando um filme completamente diferente do que vimos no cinema. Não estou falando só de temática mais “sombria”. O filme pisa na sua cara e te chama de idiota com o “Malandarim”. E quando um Spot de  30 segundos consegue até hoje ser melhor que o filme inteiro, é que alguma coisa está muito errada.Algumas da melhores cenas do filme aparecem em pedaços nesses 30 segundos. Todo o impacto que você teria ao ver o filme é jogado fora porque você já sabe o que esperar. Indo no Youtube da Marvel é possível ver 15 TV Spots (10 deles lançados antes da estreia do filme) e nenhum com o tom do filme de verdade. E isso é só Spots, sem contar os trailers completos de 3 minutos.No fim de tudo eu lembro de ter saído do cinema com gosto amargo na boca. E com o tempo só foi piorando. E eu não queria isso. Isso foi tão forte que eu só vi o primeiro trailer de cada próximo filme da Marvel. E pelo que percebi foi bom. Me divertir em Vingadores 2, e fui surpreendido, pois só tinha visto o trailer que passou em loop eterno na CCXP do ano passado no estande da Marvel. A cena “splash-page” da abertura teve muito impacto por causa disso. Guardiões da Galáxia, eu vi o primeiro trailer, não gostei, achei mal editado, mas achei que ia ser um bom filme. Fui 2 vezes no cinema assistir. Homem Formiga eu estava viajando e não pude assistir. Mas corrigirei isso em breve.

  2. Trailers podem entregar as surpresas do filme

    Saiu o 3º trailer de Batman vs Superman. No momento ainda não vi. Não quero ver. Talvez eu tenha de ver pela questão jornalistica. Mas não quero. E infelizmente eu já sei quem é vilão. Eu não queria saber. Mas além de o trailer contar isso, as pessoas tem alguma necessidade maluca de externar tudo que aconteceu nele. E o pior, a maioria das pessoas querem realmente saber de tudo o que vai acontecer no filme. Se você quer saber antes, para que você vai assistir? Por que você não pode esperar?
    Entendo que as pessoas são curiosas. Mas estamos chegando num ponto em que a especulação virou uma necessidade quase doentia. Eu vi pessoas tentando teorizar o próximo Star Wars inteiro a partir do primeiro teaser, aquele de um ano atrás. E não por diversão. Mas levando a sério, como trabalho!

    Como posso saber que as pessoas anseiam tanto por esses detalhes de trailer? Simples, eu escrevi textos sobre os dois primeiros trailers de Batman vs Superman aqui e aqui. E lembro de terem sido os posts mais lidos nas duas ocasiões. Ou seja você que está lendo isso agora, você quer saber. E não é mais uma vontade sadia. Tem se tornado um vicio tentar descobrir tudo que vai acontecer. Por isso se rolar um terceiro texto falando sobre o novo trailer, provavelmente não vai ser escrito por mim.

  3. O trailer tem apenas uma função: fazer você ir ao cinema. Não te contar o filme antes

    Eu sei, parece algo difícil de acreditar. Mas o único objetivo do trailer é fazer você ir ao cinema ver o filme. Só esse. Existia um tempo que os trailers eram feitos apenas para te instigar ver o filme. Exterminador do Futuro 2 e Matrix são dois ótimos exemplos.E podemos inclusive pensar numa sub-rotina aonde você pode decidir se vai ou não ver o trailer.

    1 – Quero ver o filme independente de  qualquer coisa: Não veja nada e vá ver o filme quando sair.
    2 – Quero ver o filme mas não sei se vai ser bom: Veja um trailer. Convenceu? Se sim, não veja mais nada e vá ver o filme quando sair. Se não, repita até se convencer se vai ser bom ou ruim, ou desistir de ver os trailers por ser ruim.
    3 – Não quero ver o filme, pois não acho que vai ser bom: Siga os mesmos passos do nº2.
    4 – Não quero ver o filme, pois não me interessa nenhum honorável pouquinho: Veja o trailer… Ou talvez não.

  4. Você não aceita spoiler da sua série favorita. Por que quer tantos do filme que é muito mais curto?

    Essa é a mais irônica. Hoje é natural que as pessoas fiquem extremamente irritadas caso descubram que S morreu na série, ou que o personagem F tomou determinada decisão. Mas… Elas não são as mesmas que estão alucinadas por cada trailer que sai? Por que dois pesos e duas medidas para esse caso? Você gostaria mesmo de saber o final da temporada num trailer?

  5. A culpa é sua, sua sua!

    Parece injusto dizer isso, mas é a verdade. Quando um trailer sai sem revelar muito sobre a trama, é natural se ver todo o tipo de reclamações em torno disso. “Ah mas o trailer não mostrou nada…” Ainda bem! Como já disse ali, o trailer não é para me contar o plot do filme. Mas para me convencer ir ao cinema. Batman vs Superman já tinha feito isso. A Guerra Civil eu vou ver mesmo sem ter visto um trailer sequer.

Será que é tão difícil querer uma experiência marcante, surpreendente e única? Pense sobre isso. O estrago está feito, mas você pode mudar. Faça acontecer.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com