[FIQ 2015] Editora Draco anuncia seus lançamentos

A editora paulistana Draco anunciou uma série de lançamentos para o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, o FIQ. Entre as obras que vão ser comercializadas no estande da editora, estão uma antologia em homenagem a’O Rei de Amarelo, obra seminal de horror escrita por Robert W. Chambers, o sucesso do Catarse Cortabundas, e inúmeros outros álbuns originais dos mais variados gêneros.

O Terra Zero conversou com Raphael Fernandes, editor de quadrinhos da Draco. Ele nos contou que a editora está interessada em se firmar no cenário nacional, ampliando o número de títulos e marcando presença em grandes eventos do gênero: “Esse é o nosso primeiro FIQ, e este ano expandimos bastante o nosso catálogo. Mas ainda faremos lançamentos até o CCXP (Comic Con Experience, que ocorre de 3 a 6 de dezembro em São Paulo)”.

raphael
Raphael Fernandes, editor de quadrinhos da Draco.

Segundo o editor, a Draco não dava foco às publicações da nona arte, priorizando a literatura fantástica. Porém, uma HQ de sucesso faz a empresa mudar suas perspectivas. “Haviam feito uma tentativa, mas o ponto de virada foi quando entrei para editar Imaginários em Quadrinhos #1, em 2013. Hoje, temos um catálogo de 17 títulos. Tá bom para dois anos, né?”, conta, aos risos. Hoje, a publicação já está em sua terceira edição.

imaginario3
Capa de “Imaginários em Quadrinhos Volume 3”, publicação regular de quadrinhos da Draco.

Dentre os lançamentos do FIQ, destaca-se uma antologia baseada em O Rei de Amarelo, famoso conto de horror escrito por Robert W. Chambers. No álbum, diversos autores entregam oito narrativas em quadrinhos baseadas na obra, que inspirou sucessos da cultura pop como True Detective, cultuada série de tevê da HBO.

reiamarelo-capa-72

São 164 páginas, que, segundo a sinopse, “inspiradas pela leitura do livro amaldiçoado, visões amareladas que forçaram os artistas a realizar histórias originais que destruíssem tudo à sua volta, até eles mesmos”. O time de quadrinistas é formado por Pedro Pedrada, Lucas Chewie, Tiago P. Zanetic, Victor Freundt, Raphael Salimena, Rafael Levi, Samuel Bono, Tiago Rech, Marcos Caldas, Airton Marinho, Maurício R. B. Camps, Perícles Ianuch, Erik Avilez e André Freitas. A capa é de João Pirolla.

Confira o que Raphael Fernandes falou sobre o especial:

Sou apaixonado por terror, e depois de ver a série True Detective e ler O Rei Amarelo, de Robert. W. Chambers, percebi que poderíamos contar boas histórias dentro dessa mitologia. Todos [os colaboradores] gostam da obra e vêem nela um divisor de águas.

Nas coletâneas, além de selecionar autores que já são da casa, abrimos para que novos colaboradores possam mandar seus roteiros e artes para avaliação. Esse tipo de abertura permite que a gente conheça novas pessoas interessadas e dê oportunidade de publicação para mais gente. Tanto que a ideia começou com seis histórias e terminou com oito.

Segundo o editor, esse antologia é a primeira de várias que estão por vir no mesmo gênero: “Provavelmente, este álbum será o primeiro de uma coleção de terror baseada em cores”. Novos anúncios devem ser feitos até a semana que vem.


Confira os demais lançamentos da Draco do FIQ 2015:

cortabundas

Cortabundas – O Maníaco do José Walter, de Talles Rodrigues

Na nova edição da obra que conquistou os leitores pelo Catarse, o autor Talles Rodrigues (Mayara & Anabelle), morador do bairro José Walter, em Fortaleza (CE), desde que nasceu, traz uma reportagem em quadrinhos que mostra um panorama do bairro durante a década de 80. A história narra a trajetória do maníaco e a do próprio autor para entender esse estranho caso. Uma história de perversão, mas também um trabalho de jornalismo investigativo que busca na realidade do subúrbio os relatos das vítimas e de pessoas que queriam apenas dormir tranquilas à noite.

Foram três anos de pavor no bairro, pois ninguém conseguia descobrir a verdadeira identidade do criminoso. O maníaco do José Walter ganhou ares de lenda urbana, a ponto de muitas pessoas acreditarem que ele nem mesmo existiu. Mas quem morava na região, e principalmente quem teve as suas casas invadidas pelo Cortabundas, lembra muito bem de tudo o que aconteceu.


valkiria
Valkíria – Fonte da Juventude, de Alex Mir e Alex Genaro

Valkíria é uma guerreira que vive em uma terra onde a brutalidade é a única certeza no dia a dia de humanos e criaturas que a habitam. Junto ao seu fiel companheiro Rama, ela vai encarar diversos desafios, como encontrar a famosa fonte da juventude, enfrentar uma horda de zumbis famintos e destruir os planos de um grupo de terríveis mercadores de escravas. Este é o primeiro álbum que reúne histórias da saga dessa lendária aventureira.

Criada por Alex Mir (Orixás – do orum ao ayê) e Alex Genaro (A Mão e a Luva), Valkíria é uma jungle girl que homenageia personagens que inspiraram gerações de leitores de quadrinhos. Tendo surgido em diversas publicações independentes, incluindo uma história na antologia Imaginários em Quadrinhos v. 1, é agora uma webcomic periódica no site Petisco. Siga a trilha dessa valente guereira e desvende os mistérios e perigos dessa terra selvagem!

 

argos
Argos – Um fim do mundo muito louco, de Leo Martinelli e Raphael Salimena

Enquanto perambula pelas tediosas planícies do fim do mundo, a jovem barda Rita busca inspiração para compor a balada épica definitiva. E seus desejos são atendidos na forma de quatro misteriosos guerreiros que caem do céu com uma missão: encontrar a misteriosa Argos, passar pelo seu temível guardião e recuperar o único artefato que pode salvar a vida do Rei!

Esta história criada pela dupla Leo Martinelli e Raphael Salimena (Bela Lugosi is Dead e St. Bastard), com uma arte ricamente colorida e imaginativa. Mais do que uma divertida busca que lembra as aventuras de RPG e videogames, essa é uma jornada que desbrava um lindo futuro distópico rodeado por ecos do passado. Venha buscar tesouros tão malucos que farão sua cabeça explodir!

 

starmind
Starmind – O professor de química do mal, de Ryot e Toppera-TPR

Como na Terceira Lei de Newton, poderosas reações irão diretamente de encontro ao nosso herói. A ele cabe o desafio de enfrentar o Dr. Phillipe Popper, seu professor de química que discorda de maneira radical dos métodos de ensino aplicados pelo garoto.

Esta aventura, criada por Ryot (Ryotiras) e Toppera-TPR (Henshin Mangá), conta a história de Artie, um garoto que, na ânsia de ser inteligente, faz um pedido a uma estrela cadente e cria Starmind, o Guardião do Saber. Ele traz inteligência a todos, o problema é que só faz isso através da porrada! Isso traz diversas consequências, tanto boas quanto más, e cabe a Artie e seus amigos enfrentá-las.

 

cabra
Cabra D’água – Terra Sitiada, de Airton Marinho e Ronaldo Mendes

Cristiano Valente, também conhecido como Cabra d´Água, é um cabeludo bem vestido, conversador e cheio de atitude, que vaga pelo sertão nordestino usando suas habilidades de manipular a água para resolver conflitos e ajudar o povo sertanejo, ao mesmo tempo que aprende sobre seus poderes recém adquiridos com muito humor e coragem.

Aqui, a cidade de Gado Bravo foi sitiada pelo bando do Gordão e as autoridades locais foram dominadas. Agora seus moradores estão proibidos de sair de casa e tudo está sendo destruído pelos bandidos, com o terror tomando conta de todos! Mas Gado Bravo também é onde mora Cezinha, um garoto esperto que tem o amigo mais poderoso do sertão: Cabra d´Água!

 

quack
Quack – v. 1, de Kaji Pato

O primeiro volume de Quack reúne as histórias da série mensal no site Dracomics, compilando HQs já publicadas com outras inéditas. Com arte e roteiro de Kaji Pato, o álbum mostra as aventuras hilárias de Baltazar, o mais novo de uma lendária família de aviadores, e seu melhor amigo, o debochado e mal-educado pato Colombo.

Aventurando-se para pagar as dívidas ou ter o que comer (e nem sempre conseguindo as duas coisas), os dois amigos se metem nas mais absurdas presepadas, sempre saindo no prejuízo. Será que vão conseguir quitar todas as dívidas com seu sinistro agiota?

Depois do FIQ, as HQ’s estarão disponíveis para compra na Comix Book Shop, na Amazon e em grandes livrarias. Os álbuns também podem ser adquiridas diretamente com a Draco, através do e-mail [email protected]


fiq-logo

O Festival Internacional de Quadrinhos, FIQ, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Fundação Municipal de Cultura, e ocorre entre os dias 11 e 15 de novembro na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – bairro Floresta), próximo à Estação Central do metrô da capital mineira. A entrada é gratuita. Em suas últimas duas edições, em 2013 e 2011, o FIQ reuniu mais de 220 mil pessoas.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com