DC Comics Destaque Estudo de Caso

[Estudo de Caso] Frank Miller e o cartaz da CCXP 2015

Escrito por Morcelli

Frank Miller, lendário quadrinista estadunidense que dispensa apresentações, é o convidado de honra e autor do pôster da CCXP deste ano. Organizado pelo Omelete Group e pelo Chiaroscuro Studios, o evento acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro neste na capital paulista e, com um artista deste calibre, foi natural que ele fosse convidado para fazer a arte oficial do cartaz do evento. Porém, assim que ela foi divulgada, na semana passada, fãs pelo mundo todo emitiram opiniões acaloradas sobre o que viram, principalmente para o lado negativo.

A fim de analisar e entender como tudo aconteceu, o Terra Zero usou seu algoritmo de monitoramento de redes sociais para coletar tuítes que opinaram a respeito da arte. Frank Miller vem sendo criticado há anos, por conta do estilo artístico caricato que adotou nos anos 2000, em especial depois de lançar o quadrinho O Cavaleiro das Trevas 2, no começo da década passada (mas que, na verdade, já vem sendo mostrado desde a graphic novel Elektra Vive). Portanto, não demorou para que os fãs julgassem este novo trabalho do artista, justamente o cartaz oficial da CCXP 2015.

Pôster da CCXP 2015 feito por Frank Miller.

Pôster da CCXP 2015 feito por Frank Miller.

Os tuítes foram coletados usando os seguintes critérios:

  • Termos:miller ccxp“, “miller mulher-maravilha“, “miller poster“, “miller wonder woman” e “poster ccxp
  • Data/Hora: Momento da divulgação até as próximas 24 horas
  • Idiomas: Todos

Divulgada pelo Jornal Metro na manhã do dia 18 de novembro, a nova arte de Frank Miller logo tomou a internet, sendo publicada em sites especializados em quadrinhos, no Brasil e no mundo. A comoção lá fora não foi tão grande, mas, no Brasil, o novo trabalho do quadrinista tomou conta das redes sociais. Enquanto fãs questionaram a qualidade artística do cartaz, outros alegaram que Miller foi contra a onda de mudanças em favor das mulheres e outras minorias, sempre mal retratadas nos quadrinhos de super-heróis. Houve também quem venerasse o trabalho apenas por ele ser um original de Miller produzido para um evento brasileiro, algo impensável de se conseguir até então.

Utilizado os parâmetros supracitados, a tecnologia do Terra Zero coletou 370 tuítes. Eles foram analisados única e exclusivamente sob o escopo da “aceitação”, ou seja, os dados analisados e os gráficos gerados a partir deles visaram apenas entender como o público se dividiu, ao opinar sobre o novo cartaz da CCXP. Estrelado pela Mulher-Maravilha, ele se tornou a imagem oficial de divulgação do evento.

estudo-caso-poster-ccxp-miller-aceitação-geral

 

estudo-caso-poster-ccxp-miller-aceitação-por-hora

Como os gráficos acima ilustram, a aceitação geral dos fãs foi negativa. Nada menos que 67,75% do publico emitiu opiniões negativas sobre a Mulher-Maravilha de Miller. A parcela positiva de opiniões chegou a mostrar um respiro na madrugada do dia 19, mas ela não durou. Quando a alta emissão de opiniões cessou na manhã do mesmo dia, os pontos estavam convergindo, sugerindo um balanço entre os três tipos de sentimentos emitidos pelos fãs. De qualquer forma, a aderência aos termos utilizados pela pesquisa foi mais alta nas primeiras horas após a divulgação da arte; em apenas 24 horas o público deixou a discussão de lado.

Em termos de alcance, os tuítes foram significativos. Um cálculo baseado na quantidade de tuítes coletados e na quantidade de seguidores que cada opinador possui chegou ao seguinte resultado:

estudo-caso-poster-ccxp-miller-alcance

Portanto, mesmo se utilizando da influência de cada tuíte para calcular as opiniões definitivas da amostra coletada, a maioria das pessoas continua vendo com negatividade o trabalho de Miller ou a escolha da CCXP de utilizar este cartaz para divulgar oficialmente o evento. Vale lembrar que os tuítes considerados “neutros” são aqueles que não opinaram ou que apenas retuitaram notícias de sites, sem comentar nada a respeito.

Abaixo, o leitor pode conferir os cinco tuítes de maior alcance em cada sentimento:

Top 5 tuítes negativos

 

Top 5 tuítes neutros

 

Top 5 tuítes positivos

 

Conclusão

Os fãs não gostaram do que Frank Miller fez. Fosse a arte um novo pôster da CCXP ou uma arte promocional para a vindoura Dark Knight III: The Master Race, já existe grande negatividade em torno do nome do artista. Isto pode estar relacionado aos seus controversos e mais recentes trabalhos como a graphic novel Holy Terror!, por exemplo, muito mal aceita pela grande maioria dos fãs e da crítica. De qualquer forma, o cálculo de alcance sugeriu um número de 388.039 leitores alcançados no Twitter granças aos tuítes coletados nesta pesquisa. Portanto, ainda que os fãs não tenham ficado satisfeitos com o produto final, o evento conseguiu publicidade suficiente – e gratuita – com toda a polêmica envolvendo a arte.


Dark Knight III: The Master Race começará a ser lançada na próxima quarta-feira (25). Sua sinopse deixou implícita a aplicação da filosofia por trás do subtítulo. O termo é um conceito fortemente ligado aos ideais do nazismo alemão e à raça ariana ou raça pura (em alemão, Das Herrenvolk), o que parece ir ao encontro dos últimos trabalhos de Miller.

Fiquem ligados no Terra Zero para mais novidades sobre Dark Knight III: The Master Race nos próximos dias. Enquanto isso, ouçam o ComicPod One-Shot que comenta os fatos e boatos da história revelados até agora.

  • Grant DisGustin

    Bem, ficou uma merda. Perguntas?

  • Ótima análise. Imparcial e sem mimimi.
    Só não vale agora o Érico Borgo (que é o nerd mais chiliquento da net mundial) dar faniquito por causa disso também…

  • Faço parte da grande minoria. Sempre achei os desenhos de Miller muito toscos. E por isso não me surpreendi nem um pouco (muito menos ao ponto de ficar puto, como muitos ficaram) quando vi aquele desenho horrendo da MM estilo Inés Brasil…
    Sou fã do artista unicamente pelos seus roteiros…

    Por outro lado, interessante agora vai ser saber como o senhor da razão (Sir Érico Bobo) vai fazer pra barrar toda essa galera, já que ele disse que tem o sonho de barrar na porta da CCXP toda a galera “leite com pêra” que “reclamou” do pôster.

    E agora?? O que será da CCXP? 64% será barrado pelo todo poderoso Faniquito Bobo….

    Tá aí… ficar p*** da vida com seus próprios leitores só porque eles pensam diferente de você, é como dar um tiro no próprio pé…

    Tá na hora da internet inteira deixar de dar ovos pra ARROGÂNCIA…

    Passar a valorizar mais a democracia. O bom debate. Pensar diferente de você só agrega boas coisas ao mundo. Principalmente quando estamos falando do mundo nerd! :-)

  • Gustavo Aram

    @JorgeTatui Sim o Erico ta certo, o cara tem o trabalho de trazer um renomado artista como o Miller para o pais, ele tem mais e que defende lo mesmo.
    Todos ja sabiam como o desenho do miller vem piorando com o passar dos anos, o que nunca foi grande coisa convenhamos, ja era de se esperar uma bomba desse naipe para o poster. Agora ver um monte de nego protestar por conta da arte do cara e simplesmente ridiculo, os caras meteram o pau no twitter da CCXP, o Borgo ta mais do que certo.
    Alias so do fato de estarem organizando um evento desse porte, que iguala as comiccons gringas, para os fas brasileiros ja e motivo para todos saudarem o cara.

  • Anderson

    Que o trabalho de fazer com que uma lenda como o Frank Miller fizesse uma arte para o evento é grande, ok, também acho válido, porém a arte, na minha opinião é feia! Se ela quer dizer algo, ou o que quer que seja, não sei. Sei que a arte é feia, e mesmo que seja o Frank Miller, ele não vem sendo uma boa referência na nona arte nos ultimos anos, concordo que ele é uma lenda, porém esta arte, e algumas opiniões que ele vem dando não são lá muito lendárias…

  • @GustavoAram Acho que você não entendeu. Ou não leu o que eu escrevi.

    Trazer ao Brasil um gênio como Frank Miller já é, por si só, algo HISTÓRICO, INCRÍVEL E SENSACIONAL não só !
    E ainda ter o privilégio, a honra de ter essa lenda viva desenhando exclusivamente pra um evento BRASILEIRO, é algo de se tirar o chapéu ETERNAMENTE!

    – Tanto é que eu escrevi (nesse post)que faço parte dessa minoria que amou o pôster.
    – Tanto é [2] que o próprio Borgo retuitou um tt meu afirmando que a galera ficou de mimimi se atrelando apenas no visual e se esqueceu da importância que esse acontecimento é pro Brasil.
    – Tanto é [3] que se você for ver no meu twitter (@jorgetatuitv) vai ver que escrevi posts e mais posts defendendo os organizadoras do evento e o próprio Miller.

    Mas agora, se por outro lado, você acha certo o cara esculachar todo mundo (incluindo os próprios leitores), dizendo que o sonho dele é barrar na porta da CCXP toda essa galera que reclamou do desenho (leia-se:que simplesmente disse que o desenho é feio), aí já é problema seu.

    Se você acha mesmo isso normal, o cara não aceitar que as pessoas simplesmente DEBATAM e discutam o desenho, aí já é padrão do seu mundo.

    Eu, apesar de ter amado a ideia do pôster (friso:tendo defendido isso desde que ele saiu), ainda assim, vou continuar sempre a favor do respeito a quem pensa diferente de vc, da democracia e do bom debate.

  • Gustavo Aram

    @JorgeTatui Quem nao entendeu foi voce meu querido.
    O problema nao e achar a arte do cara feia, o problema e que teve um monte de ze mane fazendo motim nas redes sociais por conta disso, meteram o pau nao so na arte como tbm desmereceram os organizadores do evento, isso foi o que eu ataquei no meu post: nego fazendo mimimi por uma besteira em vez de celebrar um evento desse porte
    Nao precisava ter feito um monte de topicos para defender seu lindo e maravilhoso argumento, o que eu discordei de vc foi sobre o posicionamento do Borgo, o cara faz da tripas o coracao para trazer um artista consagrado como o Miller(nao so ele, mas varios como tbm o Jim Lee e Mark Waid) ai vem nego desmerecer uma arte, q todos ja esperavam serem uma bomba, feito exclusivamente para o evento, faz o favor ne.
    E que mane de debate e democracia o que, o Erico apenas ficou puto com aquilo e ligou o foda-se para os haters, tanto que depois daquela declaracao o mimimi parou.
    Agora se te ofendeu, e muito simples:NAO VA ao evento e assim vc nao vai contribuir com a ditadura dele.

  • “nego fazendo mimimi por uma besteira em vez de celebrar um evento desse porte”

    Porra, @GustavoAran !
    Mas você está dizendo EXATAMENTE A MESMA COISA QUE EU!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Com a diferença de que eu não acho normal o chilique do Bobo.
    Interpretação de texto manda lembranças….cara.
    Boa sorte aí.

  • Fernanda Oliveira

    eu gostei do poster. e a importancia dele pru cenario nerd nacional eh indiscutivel.
    mas achar normal o q o erico fez e ainda concordar c/ as coisas q ele disse eh de uma imbecilidade sem tamanho.

  • Gustavo Aram

    Fernanda, imbecilidade e um monte de haters fazer motim por conta de um poster, encheram o tt e o face da CCXP de xingamentos ao Miller e aos organizadores, e de forma proposital, so pra encher o saco msm, alguem com um pouco de bom senso nao iria expor sua opniao daquele jeito
    Pelo q eu vi, os caras so queriam causar, os chamados trolls, o Erico apenas ficou puto com aquilo e tacou o foda-se.
    Imbecilidade e vc pegar um atitude isolada do cara e julgar por isso,vc queria o que, que ele mantesse a cordialidade diante de um monte de idiotas desmerecendo o seu trabalho msm depois de tanto pedir respeito?
    Ele se dirigiu aos haters naquela declaracao, sim ele errou ao generalizar e atirar para todos os lados, mas era so vc e o Tatui(se n forem a msm pessoa) usar um minimo de bom senso antes de condenar a atitude do cara.

    Agora se ficou injuriado por conta da atitude dele, nao adianta criar escarceu com os outros,e muito simples: nao va ao evento, assim vc nao vai contribuir com a arrogancia dele.
    Beijos

  • A nova agora do Gustavo é achar que Fernanda e eu somos a mesma pessoa?
    ahuahauhaah

    Tá explicado o porquê de você não estar conseguindo entender até agora o X da questão…cara.

    Vamos desenhar:

    O seu ídolo Borgo publicou uma coisa na internet (friso: NA INTERNET, o ambiente mais democrático do mundo) e talvez tenha acreditado que ninguém iria nem ao menos discutir o assunto.

    Não sei se você sabe (talvez ele não soubesse) que na Internet as pessoas discutem. Todo e qualquer tipo de assunto.
    Então, quando ele começa a perceber que estão discutindo, e que a grande MAIORIA das pessoas estão pensando diferente dele, o que ele faz?

    Diz que o sonho dele é barrar na porta da CCXP toda essa galera (como se fosse um menininho mimado, que é dono da bola, e ameaça leva-la, já que não aceita que o seu time perca).

    Uma pergunta, na moral, com todo o respeito do mundo: Você acha mesmo que é NORMAL o cara ficar putinho com mais de 64% (friso: mais da metade) de pessoas só porque discordam dele?

  • Note que nós dois (você e eu) estamos concordando no quesito: ““nego fazendo mimimi por uma besteira em vez de celebrar um evento desse porte”.
    Mas você insiste (por algum motivo desconhecido)em defender uma atitude hipócrita de alguém que fica chamando mais de 64% de pessoas de leite com pera só porque pensam diferente dele.
    Pede respeito, mas não respeita A MAIORIA das pessoas. Como assim, cara?

    Desculpa, Gustavo, mas nem todo mundo é obrigado a concordar com uma opinião. Se você não sabe, isso se chama democracia (e não é porque tem mais gente além de mim discordando de você, que faz com que ambas sejam a mesma pessoa, OBVIAMENTE! ahuhauahau).

  • Eu já tinha encerrado a discussão, te desejando boa sorte. Mas já que você tá insistindo tanto nesse assunto, vamos lá:

    Você diz que ele “ligou o foda-se”. Cara, se ele tivesse ligado, TERIA CAGADO pra todo mundo.
    Bobo não seria bobo e diria: “- Foda-se se estão pensando diferente de mim”.
    Teria sido democrático. E então ninguém mais estaria comentando o assunto.

    Mas não. O que ele fez? Sentiu-se “magoadinho”, deu chilique em todas as redes sociais, dizendo que iria barrar essa galera na porta da CCXP.

    Além do mais, você insiste em dizer pra todo lado que a forma de “não contribuir com o arrogância dele é não ir ao evento”.
    Cara, você comeu cocô? Ou mesmo… O Bobo tá te comendo?? Hauhauaha
    O evento não é “dele” não, cara. Tem uma porrada de outras pessoas envolvidas nisso.
    E é justamente a mentalidade DE CORDEIRINHOS COMO VC que faz o marketing do cara, e que constrói a arrogância desse jeito.

    Ainda assim, vamos supor que o evento fosse mesmo “dele”.
    Então, agora vai barrar? Vai devolver o ingresso pra toda essa galera (mais da metade)?

  • E pra encerrar de uma vez por todas esse assunto:

    É FATO que é de uma imensa imbecilidade acreditar que um monte de crítico de site nerd profissional é “leite com pera” só porque discordaram do Todo-Poderoso.
    Pois é ser imbecil demais acreditar que nesses 64% só tinha hater.

    Cara, teve até roteirista, colunista, mídia em geral, reclamando do pôster. É só olhar no Twitter e na internet inteira.

    Tem uma galera que entende MUITO de HQ, que simplesmente DISCORDOU do cara. E o Bobo simplesmente NÃO ACEITOU discordarem dele.

    Simples assim.
    Foi só isso, cara. Desencana.

    A não ser que vc seja advogado do cara, ou mesmo esteja com medo de ser barrado como a grande maioria seria, se a vontade do Grande-Bobo fosse feita.

    Senta lá na janelinha e seja feliz.
    Tchau.

  • Gustavo Aram

    @Tatui cara vc tem problemas,serissimos
    Pra que escrever um relatorio desse sendo que o ponto aqui foi so que eu concordei com a atitude do Borgo e vc nao?
    Acompanhei a repercussao do poster, mais pelo face fo que pelo tt, e fiquei injuriado com um monte de idiota falando merda, nao era por achar a arte feia, estavam desmerecendo o evento msm,brigando entre si,discuti com um monte deles
    O Erico ficou puto e soltou os cachorros, nao foi nada do outro mundo,nada imperdoavel, e claro que so falou da boca pra fora,ele nao vai barrar ngm.
    Achei isso hilario,mas pelo visto vc ficou tao putissima que esta esbravejando alguem so pq concordou com a atitude dele,olha o ridiculo disso vei
    Vc tem todo o direito de discordar da atitude dele e eu de concordar, so isso.JA CHEGA dessa palhacada
    De novo:nao va ao evento,ele nao e o dono mas e um dos principais responsaveis,entao se vc for estara sim contribuindo para ele

    Bjos

    • Gustavo, se assustou mesmo, foi?
      Isso aqui é apenas um debate, cara. Não precisa se incomodar com isso.
      A única ferramenta são as palavras, que você pode usá-las livremente. Repare que tô aqui, com a maior paciência, te respondendo na moral.
      Mas se te incomoda tanto, vai na paz, pois eu já tinha até te desejado boa sorte.

      É complicado debater com alguém que chega ao ponto de achar que Fernanda e eu somos a mesma pessoa SÓ PORQUE DISCORDAMOS DE VC.

      Tá certo. Os mais de 64% na verdade são uma pessoa só.

      Todos os jornalistas, colunistas, etc, que criticaram o pôster, são uma pessoa só.
      E também são todos haters.

      Se deixar você ficar com a última mensagem, dizer que você tá certo, vai te fazer bem, por mim, tudo bem.

      Ah! E se te incomoda tanto assim o fato das pessoas aqui irem ao evento, ok. Eu não vou não, tá?

      Bom evento e boa lambição de saco pra vc.

  • Gustavo Aram

    Nao cara, sou so uma pessoa de bom senso, juro por deus,tao rara nos dias de hj que quando aparece incomoda as outras, e como tal nao vejo sentido em continuar um “debate” so pq discordamos de uma atitude banal de outra pessoa,sendo q esta pessoa pouco lixa pra nossa opiniao
    Vc pelo contrario nao aceita o fato de alguem ter uma opiniao diferente e fica batendo na msm tecla,na certa levou um block dele e ta injuriado.
    Vc ficou puto com ele e eu nao, custa aceitar isso?veja so, isso e liberdade de expressao e contribui muito com a democracia ;-)

    Ah, nao se preocupe que terei sim um otimo evento😙

    • É…Gustavo… Tá difícil.
      Acho que você não leu mesmo. Ou leu mas não quis entender…sei lá.

      Repetindo: O próprio Borgo retuitou um post meu, qdo eu disse que foi muito mimimi da galera se atrelar no visual e se esquecer da importância desse pôster pro Brasil. Tá lá no tt, é só olhar.
      E eu tuitei diversas e diversas vezes defendendo o pôster e parabenizando os organizadores do evento.

      Isso já foi dito aqui.

      Enfim… Só tô escrevendo essas coisas, mais uma vez, porque você tá usando a expressão “batendo na msm tecl”….Parece ignorar o que já foi dito aqui, como se não estivesse lendo mesmo o que estamos escrevendo.

      E acho que vc não leu tb que já me despedi de vc 4 vezes.

      Mas vc continua aí nessa “inocência” (pra não dizer burrice) de acreditar que alguém aqui tá com alguma “implicanciazinha” besta e pessoal.

      Bom, todo post que eu participo eu clico em “seguir”. Por isso, toda vez que alguém responde aqui, eu recebo uma msg.
      Estou deixando de seguir agora.

      Isso pra que a gente não precise voltar e ter de escrever TUDO DE NOVO (mais uma vez). Pra que o assunto fique encerrado logo, pois é difícil conversar com quem não lê o que a gente escreve.
      E principalmente pra que a última mensagem seja a sua, já que isso te faz assim tão bem.

      Fique a vontade. Escreva bastante pois dessa vez não vou receber mais.

      Bom evento e boas lambidas pra vc [2]

  • Kal-Al

    Mas bem que podia ser um verde e amarelo no fundo, hein?! Em vez da bandeira dos EUA.