DC Comics Estudo de Caso

[Estudo de Caso] Frank Miller conseguiu: Dark Knight III deu certo

Escrito por Morcelli

Dark Knight III: The Master Race é daqueles lançamentos que promete quebrar a internet ao meio quando chega às lojas. O quadrinho é a terceira parte do clássico futuro do Batman criado por Frank Miller em 1986, com a minissérie O Cavaleiro das Trevas. Esta história, há anos republicada como graphic novel, é fundamental na carreira do quadrinista e vista por muitos fãs como o conto definitivo do Batman. Nele, o Homem-Morcego volta a agir em Gotham depois de dez anos de aposentadoria em um futuro distópico. Revolucionária em termos de caracterização e muito embasada nos piores medos da década de 1980, a obra é um marco dos quadrinhos modernos. Sua continuação, porém, não se deu também.

Todos sabem que O Cavaleiro das Trevas 2 foi controversa. Ela mostrou um Frank Miller com traço distorcido e uma Lynn Varley com cores mal escolhidas. Os tons pastéis que deram identidade à primeira obra foram deixados de lado e trocados por degradês exagerados. Sua mensagem também não fez muito sentido. Afetado pelo 11 de Setembro, Miller fechou a história de um jeito amargo e deixou pontas soltas que foram abandonadas até agora. Com Dark Knight III, o medo do quadrinista produzir um quadrinho muito aquém do esperado voltou. Porém, parece que desta vez ele se saiu bem. Auxiliado pelo aclamado Brian Azzarello nos roteiros e por Andy Kubert na arte – além de repetir a parceria com Klaus Janson, que arte-finalizou a primeira parte da trilogia nos anos 1980 –, Miller voltou a seu estilo visceral e entregou um bom quadrinho aos fãs.

Dark Knight III. Arte de Frank Miller.

Dark Knight III. Arte de Frank Miller.

Muito se falou sobre Dark Knight III não ser exatamente um trabalho do quadrinista. Na verdade, em entrevistas, ele mesmo tem afirmado que o quadrinho é um produto de Azzarello e Kubert com bênção dele. Mas não é para sediscutir estes méritos que este novo Estudo de Caso do Terra Zero foi feito. Em busca de saber o que as pessoas acharam do lançamento da série na última quarta-feira (25), o site reativou seu algoritmo e coletou centenas de tuítes de todos os idiomas:

  • Termos:#darkknightiii“, “#darkknight3“, “#dkiii“, “#dk3” e “#frankmiller
  • Data/Hora: Dia do lançamento (24 horas)
  • Idiomas: Todos

Ao todo foram coletados cerca de 2100 tuítes com estas especificações. No entanto, muitos deles eram de sites de notícias e lojas anunciando o lançamento e fazendo promoções. Como estes tuítes não influenciam na pesquisa, eles foram desconsiderados. Portanto, ao todo foram analisadas 997 opiniões de internautas e já dá para dizer, logo de cara, que a aceitação de Dark Knight III foi boa.

estudo-caso-dk3-ed1-aceitacao-geral

Através de uma análise geral desta amostra, é possível perceber que a neutralidade foi maior que as críticas negativas. Isto significa que os fãs ainda não sabem o que esperar da série nas próximas edições, mas está claro que há pelo menos uma esperança de que eles sejam bons. Este é um fenômeno natural quando se consome material de cultura serializado. Sabe-se que Dark Knight III terá mais edições e durará até o ano que vem. Portanto, estas cautelosas opiniões significam apenas que os fãs ainda não têm uma opinião concreta, mas que torcem por algo bom no futuro próximo.

As opiniões negativas e positivas foram claras: fãs que gostaram ou não da primeira edição. O gráfico deixou claro que a recepção que foi muito mais positiva que negativa. Na verdade, nada menos que 52,77% aprovaram a nova série, enquanto apenas 18,07% não gostaram do que viram. Aliás, analisar as opiniões dos fãs de hora em hora até o fim do dia 25 é interessante, pois fica claro que alguns não esperavam algo bom do quadrinho. Todavia, conforme ele foi sendo disponibilizado nas plataformas de vendas digitais e nas lojas norte-americanas, os fãs mudaram drasticamente de opinião durante a leitura. O gráfico abaixo ilustra bem o fenômeno, mostrando que os horários próximos ao de almoço foram o pico de opiniões no Twitter:

estudo-caso-dk3-ed1-24h

Ainda não dá para saber quantas edições Dark Knight III: The Master Race #1 vendeu, mas está claro que sua recepção geral foi boa. As próximas edições devem seguir o mesmo caminho.

Como não podia deixar de ser, aqui vão os 5 tuítes de maior alcance da pesquisa, positivos, negativos e neutros sobre Dark Knight III: The Master Race #1:

Top 5 tuítes positivos:

 

  Top 5 tuítes negativos:

 

 

Top 5 tuítes neutros:

 

  • FRED

    Amigos, não sei se vocês sabem, mas existe um “Rotten Tomatoes” de quadrinhos: http://comicbookroundup.com/

    • @FRED Sabemos sim, mas o site agrega opiniões de críticos em sites de quadrinhos. Nosso algoritmo pega opiniões dos leitores nas redes sociais ;)

  • Adriano de Souza

    Nos comentários que vejo no face o que mais percebo por parte de quem diz que é ruim é que NÃO LERAM. Eles mesmo admitem: não leram e acham uma porcaria. Fã de quadrinho quando coloca uma idéia fixa na cabeça é pior que fanático religioso ou político.

  • Leandro

    Não li e nem lerei. Parei para assistir a animação baseada nisso aí e me arrependo profundamente, mais de uma hora de discurso político de extrema direita em cada parte. Esse velho escrotizou tanto o Batman quanto o Superman. Me tornei bem menos fã do Homem Morcego depois de ler essa m*.

    • marveco

      uiiiiii eu não li não vou ler é tenho raiva de quem lê, tô saindo tenho que pintar as unhas, beijos.