[Estação WHIZ] Tio Marvel

Olá, Zeronautas! Sejam bem-vindos a mais uma Estação WHIZ!

Dudley_Earth-S_001

O tema desta edição é o Tio Marvel. A esta altura, todos que acompanham a Estação WHIZ já o conhecem, mas vamos a quem é esta figura. Apesar de ser personagem recorrente histórias da série The Power of Shazam!, ele originalmente fazia parte do elenco de apoio da Mary Marvel. Dudley H Dudley surgiu numa das histórias dela, em Wow Comics #18, de outubro de 1943, e teve sua aparência inspirada no desenhista Jack Binder.

Primeira Aparição

Na Era de Ouro e no pré-Crise nas Infinitas Terras, o Tio Dudley era um homem idoso e espertalhão, mas com bom coração. Ele descobriu a identidade secreta da Mary Marvel porque encontrou na rua o Diário de Boas Ações, que Mary havia perdido. O Diário era um caderno que ela adquiriu em Wow Comics #13, e no qual escrevia as boas ações que tinha realizado. Lá estavam relatadas suas aventuras como Mary Marvel, assim como era descrito o método para se transformar.

Arte: Marcus Swayze
Arte: Marcus Swayze

Após descobrir a identidade secreta de Mary Marvel, Dudley apareceu na casa dela e disse ser um tio dela vindo da California. Ele apenas fingia se transformar no Tio Marvel: quando gritava “Shazam!”, rapidamente retirava suas roupas, porque por baixo delas é que estava seu uniforme. Mary e o resto da Família Marvel também fingiam não saber que o Tio Marvel não era um Marvel de verdade, fazendo de conta que não percebiam que o Tio Dudley tirava a roupa para se “transformar”.

Quando o Tio Marvel precisava utilizar seus poderes, ele mentia que estava doente para poder escapar da ação. Seu “shazambago”, que sempre “voltava” nesses momentos, era uma doença que fazia alusão a lumbago (lombalgia, dores lombares), e dizia que isso atrapalhava o uso de seus poderes.

Arte: Marcus Swayze
Arte: Marcus Swayze

Ainda na sua primeira história, Dudley criou a Shazam Inc. (Shazam Incorporated, ou Companhia Shazam no Brasil) para aproveitar-se do nome da Família Marvel para alavancar seus negócios. Isso porque, desde o início, ele se apresentava como dono da companhia e Tio Marvel para o grande público. Cada hora essa empresa oferecia um tipo de serviço diferente: encontrar pessoas, encontrar objetos desaparecidos, serviço de guarda-costas, etc. No geral, o serviço era de oferecer ajuda de um Marvel a quem precisasse – só que esse Marvel era o Tio Marvel. Assim, frequentemente ele precisava ser ajudado por um verdadeiro campeão do mago Shazam. Ele dizia que a empresa Shazam Inc. era beneficente, mas Dudley sempre pegava uma fatia grande do pagamento, com a desculpa de ter que pagar pelos gastos da empresa.

Arte: Marcus Swayze
Arte: Marcus Swayze

OBS: Pessoalmente, acho estranho que Dudley tenha escolhido esse nome pra empresa em vez de Marvel Inc., porque Shazam não tem significado para a maioria da população que desconhece o mago que deu os poderes à Família Marvel. A palavra mágica também é secreta. Com o nome de Marvel Inc., qualquer um já ligaria a empresa à Família Marvel.

Assim como acontece com o Capitão Marvel, que utiliza a palavra Shazam como um acrônimo com a primeira letra do nome de figuras mitológicas que lhe conferem seus poderes, para o Tio Marvel a palavra Shazam também tem um significado. Segundo o velho malandro, as letras são: S de Superiority (superioridade), H de Hugeness (enormidade), A de All Powerful (todo poderoso), Z de Zealousness (zelo), All Right (todo correto) e Mighty (outra palavra para poderoso).

Arte: Marcus Swayze
Arte: Marcus Swayze

Tio Dudley Vs Tio Ebenezer

O Tio Ebenezer era um parente de Billy Batson que ficou com a guarda do garoto após a morte dos pais dele. Ele também administraria a herança deixada para Billy até que ele atingisse a maioridade. Todavia, antes do começo de suas aventuras como Capitão Marvel, o garoto foi posto para fora de casa e o maldoso tio ficou com toda a herança, obrigando-o a viver nas ruas.

Arte: C. C. Beck
Arte: C. C. Beck

Em Captain Marvel Adventures #53, entretanto, Ebenezer vai ao encontro de Billy. Ele perdeu toda a fortuna que administrava e estava na pobreza, indo até a Estação WHIZ para pedir ajuda ao sobrinho. Ele pensava que o garoto, por ser jornalista, teria prestígio e fama; portanto, de acordo com sua lógica, teria enriquecido. Este tio achou que poderia se aproveitar do jovem mais uma vez.

Arte: C. C. Beck
Arte: C. C. Beck

Billy Batson bondosamente levou o Tio Ebenezer ao escritório da Shazam Inc., para ver se o Tio Dudley podia lhe arrumar um emprego. Ebenezer acusou Dudley de ser uma fraude, já que não era tio de verdade de Billy Batson. Ele quis tomar controle da Shazam Inc. Sem sucesso, roubou o dinheiro que estava num cofre no escritório.

Arte: C. C. Beck
Arte: C. C. Beck

O Tio Marvel descobriu o golpe e tentou deter Ebenezer, que aprisionou Dudley. O plano do tio de sangue de Billy era roubar o dinheiro que o garoto tivesse (pois ele pensava que o repórter era rico) e depois fugir para a América do Sul para viver lá como um rei. Mesmo amarrado a uma cadeira, o Tio Marvel conseguiu telefonar para Billy e alertá-lo sobre Ebenezer. O Capitão Marvel então expulsou o criminoso parente do apartamento de Billy Batson e libertou o Tio Marvel.

Arte: C. C. Beck
Arte: C. C. Beck

Por fim, Billy deixou claro que preferia o Tio Dudley, mesmo não sendo seu tio de verdade, ao Tio Ebenezer, que tinha seu próprio sangue.

Arte: C. C. Beck
Arte: C. C. Beck

Tio Dudley na DC

Em Shazam! #1, Tio Dudley estava entre os raptados pelo Dr. Silvana e aprisionados na esfera de suspendium por 20 anos. Em Shazam! #19, foi mostrado que o Tio Dudley apresentava um programa infantil no canal de televisão WHIZ-TV da Transmissões Amalgamadas como Tio Marvel, onde contava suas aventuras heroicas. Não fica claro se essas histórias eram ou não verdadeiras.

Arte: Bob Oskner
Arte: Bob Oskner

A partir de Shazam! #26, o Tio Dudley abandonou sua mania de se passar por Tio Marvel, bem como sua empresa, andando por aí com Billy Batson num caminhão-trailer. Isso porque o Dr. Silvana iria atormentar várias cidades dos EUA, e o mago Shazam mandou Billy nessa missão para detê-lo. Assim a DC tentava aproximar as histórias em quadrinhos do mortal mais poderoso do mundo da narrativa do seriado dele, que passava nas TVs estadunidenses nessa mesma época.

No seriado, Billy Batson ficava vagando por aí num caminhão-trailer dirigido por um homem velho que era chamado simplesmente de Mentor e o acompanhava nas suas aventuras em live-action. Nas histórias em quadrinhos, o Tio Dudley até deixou um bigode crescer para ficar mais parecido com o Mentor e ainda passou a usar as mesmas roupas que o personagem televisivo. Outras características que existiam no seriado também foram inseridas nas histórias em quadrinhos do mortal mais poderoso do mundo. Essa fase durou até perto do fim da série Shazam!, na edição #34.

Arte: Kurt Schaffenberger
Arte: Kurt Schaffenberger

Shazam-Billy-and-Mentor

Outras versões

Na minissérie Shazam – The New Beginning, na qual ocorreu a reformulação do Capitão Marvel após a Crise nas Infinitas Terras, Dudley era tio realmente de Billy Batson. Ele lutou pela guarda de Billy após seus pais terem morrido num acidente; porém, a guarda do menino ficou com o Dr. Silvana, também era tio de Billy na nova versão. No fim da minissérie, porém, Billy ficou sob a guarda de Dudley.

Arte: Tom Mandrake
Arte: Tom Mandrake

Já em The Power of Shazam!, Dudley era o zelador da escola onde Billy Batson estudava em Fawcett City, e se chamava Dudley H. Dudley. Num momento de descuido, Billy Batson revelou a Dudley que era o Capitão Marvel; a partir daí Dudley passou a ajudar Billy em suas aventuras e se tornou um grande amigo do Sr. Malhado. Na edição #11, Íbis conferiu por pouco tempo poderes de um Marvel a Dudley para que ele ajudasse na captura dos Sete Inimigos Mortais do Homem.

Arte: Pete Krause
Arte: Pete Krause

O Tio Marvel não aparece em Cavaleiros das Trevas 2. contudo Frank Miller desenhou o velho Capitão Marvel com o cabelo muito parecido com o do Tio Dudley.

Arte: Frank Miller
Arte: Frank Miller

Infelizmente, o Tio Dudley ainda não fez sua primeira aparição depois do reboot dos Novos 52 – assim como a maioria do elenco de apoio clássico da Família Marvel.

Outras Mídias

Nos anos 80, foi ao ar a série de desenhos animados Shazam!. Nela vemos o Tio Dudley clássico tentando se passar por um integrante da Família Marvel. Nessa série, ele mora em uma mansão junto com Billy, Mary, Freddy e o Sr. Malhado. No desenho, o Tio Marvel tem participações importantes e ativas nas aventuras da equipe. O Terra Zero já falou sobre a animação aqui e aqui.

char_7190

Dudley chegou a aparecer em dois episódios da série animada Justiça Jovem: Macho Alfa e Misplaced. Nessa série Dudley aparentemente possui a guarda de Billy Batson, mas não fica claro se ele é parente ou não de Billy.

Uncle_Dudley

E no longa-metragem Liga da Justiça – Crise em Duas Terras, a contraparte de Dudley no universo do Sindicato do Crime tem superpoderes, ele faz parte da “Família Marvel” de lá no lugar da Mary Marvel e é chamado de Tio Super. Na versão estadunidense dessa animação, o próprio Bruce Timm empresta sua voz ao personagem.

Uncle_Super_Co2E

Conclusão

O Tio Marvel era um personagem muito popular na mitologia da Família Marvel. Uma pena que o pós-Crise tenha limitado o personagem a ser somente o Tio Dudley, sem sua identidade heróica. Espero realmente vê-lo nas histórias da Família Marvel num futuro próximo.

Cosplay de Tio Marvel e Mary Marvel na Gencon 2012, uma comic con que acontece todo ano no Lago Geneva no Estado de Wisconsin nos EUA.
Cosplay de Tio Marvel e Mary Marvel na Gencon 2012, uma comic con que acontece todo ano no Lago Geneva no Estado de Wisconsin nos EUA.
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com