Campanha busca financiar tratamento para Cadu Simões

Nesta terça-feira, o artista Daniel Esteves (Nanquim Descartável) lançou, no site de financiamento pessoal Vakinha, uma campanha de arrecadação coletiva em prol do colega Cadu Simões. O criador do Homem-Grilo atualmente passa por problemas de saúde, e mesmo seu plano de saúde gera entraves para que sejam impedidas sequelas graves.

Hoje, o autor corre o risco de perder sua perna esquerda. Ele possui um tipo raro de reumatismo, que já prejudica as funções motoras; os remédios necessários para o tratamento também causam efeitos colaterais em órgãos internos. Segundo Esteves, o plano de Simões foi feito exatamente devido à enfermidade, para que a demora no SUS não prejudicasse ainda mais o seu estado de saúde. A demora em situações anteriores também já custou parte da visão de um de seus olhos.

petisco

Cadu Simões é um nome de extrema importância para os quadrinhos nacionais independentes na última década. Foi um dos criadores do coletivo Quarto Mundo, que funcionou de 2007 a 2012, e também do site Petisco, que até hoje publica HQs independentes online gratuitamente. Essa importância é sentida na velocidade na qual o dinheiro está sendo arrecadado: até o momento de publicação deste post, já havia sido ultrapassada a marca de 90% da meta inicial, de R$ 3 mil, apenas com contribuições já confirmadas. Mensagens de apoio de artistas, roteiristas, editores e profissionais do mercado também reforçam a campanha, tanto no próprio Vakinha como nas redes sociais.

Esteves reforça a mensagem, para quem ainda não apoiou o quadrinista:

O Cadu Simões teve importante papel na formação do momento atual dos quadrinhos brasileiros e, dentro do Quarto Mundo, ajudou muita gente, sempre de forma desinteressada e altruísta. Chegou a hora de ajudarmos ele também.