[Editorial] Novas faixas editoriais

Você já deve ter notado algumas pequenas novas mudanças no site, Zeronauta. Desde o posicionamento do logo no cabeçalho do site até pequenos ajustes de layout, passando pela mudança no sistema de comentários do site. Todas essas modificações foram pensadas para otimizar a experiência do leitor com o Terra Zero e facilitar a navegação pelo nosso conteúdo.

No entanto, uma dessas mudanças é pouco aparente e é bacana explicar para vocês. Ela tem a ver justamente com o conteúdo editorial do site.

A organização jornalística evolui, mas segue um padrão desde os tempos da tipografia.
A organização jornalística evolui, mas segue um padrão desde os tempos da tipografia.

Desde sempre, os métodos de organização de notícias em um portal inevitavelmente passam por alguns processos. Um deles é o de categorização temática em editorias. No Terra Zero, por exemplo, as editorias são DC, Marvel, Outras Editoras etc., e você pode conferir na nossa home as principais notícias de cada uma delas, organizadas por outro dos métodos: a ordem cronológica. Desde a época em que os sites possuíam nas suas páginas de entrada um listão batido de notícias, nos anos 1990, essa sempre foi a organização principal e lógica: as notícias mais recentes possuem mais destaque e proeminência do que as antigas, e as mais novas de todas figuram na home. Outros meios de organização, como o destaque de notícias mais importantes e a indexação de notícias por meio do uso de tags também são clássicas e utilizadas amplamente.

Porém, percebemos que todo esse esquema de organização lógico deixava de fora um componente mais intuitivo, quase emocional: a organização das notícias por meio da tipificação do texto e dos hábitos de busca pelo conteúdo. Assim, já há algumas semanas, decidimos somar a toda a nossa organização de conteúdo mais um método, que permite que o leitor saiba (e, por isso mesmo, tenha a opção de escolher), a cada momento do dia em que acessar o Terra Zero, o que buscar de mais recente sendo publicado. Chamamos este método de faixas editoriais de programação e não é algo novo. Em verdade, o jornalismo televisivo se valeu e, de certo modo, ainda se vale desse método para organizar a exposição de seus noticiários.

No nosso caso, dividimos o conteúdo do site em três faixas distintas.

fAIXA1

Nossa primeira faixa de notícias é a matutina. Nela, as principais notícias do mundo dos quadrinhos, do Brasil, dos EUA e do mundo, estarão presentes. Para você começar o dia bem informado sobre o que acontece no mercado, os principais lançamentos, prévias, reviews, jabs, projetos destacados de crowdfunding no Brasil e no mundo, e muito mais.

 

FAIXA2

Nossa segunda faixa é a vespertina. Neste horário, você terá a certeza de encontrar o melhor das notícias sobre séries de tevê, filmes de cinema derivados de quadrinhos, obras derivadas e, também, os rumores mais quentes (e também os mais absurdos) envolvendo o universo transmídia dos quadrinhos. Para quem acompanha a fanpage do Terra Zero, ainda os memes mais inesperados, trailers e vídeos relevantes ou especiais, além de conteúdos interessantes para deixar sua tarde mais leve e bacana.

 

FAIXA 3

Já nossa última faixa, a noturna, é dedicada à notícias de reflexão. Aqui você encontrará as matérias de fundo do Terra Zero, trabalhadas especialmente para uma digestão mais demorada do leitor, bem como entrevistas, artigos, análises, notícias especiais e, como hoje, os editoriais do site. Eventualmente, reviews e jabs também aparecerão nesta faixa editorial. Também nesta faixa, é claro, se encontrarão a nossa linha de podcasts e videocasts, para que você termine sua noite com conteúdo sólido e relevante.

É claro que, durante todo o dia, podem acontecer notícias urgentes e excepcionais, também conhecidas como breaking news, e eles podem interromper nossa programação normal a qualquer momento, inclusive pela madrugada.

A ideia é de que, deste modo, você possa encontrar mais facilmente o que quer no Terra Zero e otimizar a sua navegação do site, bem como facilitar sua interação com ele. Cada Zeronauta pode, agora, organizar sua própria experiência, sabendo o que esperar a qualquer hora do dia e, deste modo, aproveitar ao máximo o que podemos oferecer a cada um de vocês. Experiência essa que se torna mais interessante se você seguir nossa fanpage no Facebook e nosso perfil no Twitter.

Junte-se a nós em mais esta viagem!

Comente

Clique para comentar

onze + 7 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com