Ted Cruz em foto de Johnny Hanson para o Houston Chronicle.

Rorschach, o herói favorito de um republicano

Ted Cruz, um dos pré-candidatos do partido republicano (de tendência conservadora) à presidência dos Estados Unidos para as eleições de 2016 e senador do Texas, foi abertamente criticado após listar, em uma entrevista para a The New York Times Magazine, seus super-heróis favoritos. Rorschach, de Watchmen, estava em quinto lugar. Não demorou para que tweets sobre o assunto surgissem logo após a publicação da entrevista.

Rorschach, por Dave Gibbons.
Rorschach, por Dave Gibbons.

Eleitores e veículos jornalísticos estadunidenses criticaram as escolhas de Ted Cruz, alegando que ele teria confundido o verdadeiro sentido do personagem: uma paródia de direita de super-heróis violentos, um assassino brutal com problemas mentais que faz escolhas extremas. As outras escolhas do senador (Homem-Aranha, Wolverine, Batman e Homem de Ferro), porém, não foram comentadas.

Jeet Heer, editor sênior da publicação de esquerda The New Republic, defendeu a escolha de Ted Cruz, mas não deixou de criticar o partido republicano:

Apesar da intenção de Alan Moore, Rorschach se tornou não uma figura de sátira, mas o centro moral da obra. Ironicamente, ele reafirma o ideal do super-herói. De qualquer forma, na vida real, Rorschach seria um péssimo presidente e levaria o mundo a um desastre. Assim como Ted Cruz!

O site Young Conservatives apoiou as escolhas de Ted Cruz, explicando que, sob o ponto de vista deles, Rorschach pode ter sido criado como uma sátira para fazer os conservadores parecerem ruins, mas não foi o que aconteceu – o personagem, segundo eles, se tornou um verdadeiro herói.

Foto da entrevista publicada tirada por um leitor.
Foto da entrevista publicada tirada por um leitor.

Cruz citou super-heróis na entrevista como forma de atingir o público jovem politicamente ativo. A visão republicana apresentada por ele e pelos que o apoiaram é a de que Rorschach é o perfeito exemplo de como fazer a coisa certa pode custar um preço muito alto.

Ted Cruz está em sétimo lugar na lista de pré-candidatos do partido republicano dos EUA, somando 5,7% de aprovação. O empresário Donald Trump lidera com 18,2%. Os dados são do site RealClearPolitics.

1 Comentário

Clique para comentar

4 + 3 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com