Pétalas: projeto de Gustavo Borges e Cris Peter no Catarse

O projeto Pétalas, de Gustavo Borges e Cris Peter, chegou ao Catarse há quatro dias e não só já foi financiado, como já conseguiu atingir duas metas estendidas. Isso ainda faltando 56 dias para o prazo final da campanha de financiamento. Até o final desta matéria, Pétalas contava com pouco mais de 10 mil reais arrecadados – mais do dobro do que eles pediram inicialmente.

O Terra Zero conversou com Gustavo e Cris para saber um pouco mais sobre esta nova HQ, sobre como eles trabalham e sobre trabalhar juntos.

PETALAS_CRIS_E_GUSTAVO_01

Pétalas representa uma mudança de clima para os dois artistas. Gustavo faz Edgar, uma webcomic que, além de ter que funcionar como uma história em si, é uma ferramenta didática para o ensino da física, enquanto Cris tem trabalhos regulares como colorista de histórias em quadrinhos para o mercado estadunidense. Gustavo disse que “já estava agoniado [pela falta] de uma narrativa mais longa” em seu currículo, porque seus projetos anteriores foram estruturados como páginas únicas ou tiras. O problema era que esta história mais longa tinha que acontecer durante a produção do livro do Edgar, o que deixava pouco tempo para produzir. Mas, por mais que Pétalas e Edgar tenham semelhanças – ambas são estreladas por animais antropomórficos – as suas propostas não poderiam ser mais diferentes, mesmo a estética de uma tendo influenciado a criação da outra.

“Comecei do zero”, revelou Gustavo sobre o novo projeto. “Pétalas me comoveu em poucos minutos, logo que tive a ideia. Rascunhei os personagens, estruturei a espinha dorsal da HQ e me pus uma condição: contar essa história de forma muda”. Ele revelou também que pensou em toda a narrativa sem cores primeiro, o que exigia uma identidade visual clara, própria e objetiva. “É algo que todos os artistas que admiro tem e sempre foi um dos meus sonhos como artista”. Para atingir este objetivo, Gustavo começou a usar materiais tradicionais para criar seus quadrinhos. “Quando eu comecei o Edgar, logo também comecei a usar ferramentas como pincel, isso influenciou muito na forma em como eu crio as coisas. [O que me atraiu] foi o fato de não depender de tomada. É só pegar [as ferramentas] e sair usando. Depois disso, o efeito do pincel, bico de pena e tinta, a organicidade de trabalhar com o original”.

Esta organicidade encontrou ressonância, porque Cris disse que “o traço do Gustavo é muito cativante. Colorir as páginas dele me faz sentir que estou fazendo carinho nos personagens”.

Pétalas. Arte de Gustavo Borges, cores de Cris Peter.
Pétalas. Arte de Gustavo Borges, cores de Cris Peter.

Cris e Gustavo se encontraram durante a GibiCon/Curitiba do ano passado, quando conversaram sobre Pétalas pela primeira vez. Gustavo disse que já tinha quase tudo desenhado e que mostrou as páginas para Cris naquela oportunidade. Ela disse que “já faz uns anos que eu decidi que não aceitaria mais trabalhos dos quais eu não agrado da arte. Com Pétalas, como se trata de um trabalho muito bem planejado e com respiro, a dedicação aumenta muito. Acabo conseguindo me importar com as páginas a ponto de acrescentar alguns detalhes”. E Gustavo completa: “foram as cores que a história precisava e foram as melhores cores que meu traço já viu”.

Para a colorista, ter a oportunidade de sair da máquina de produção que é o mercado dos Estados Unidos foi um respiro e uma chance de “entregar algo com alma para o público. Eles sentem a diferença”. Cris disse ainda que poder colorir com mais coração e sem tanto foco nos prazos pesou bastante. “Estou nesse ramo de colorização há muito tempo… Quando vi a oportunidade de trabalhar com o Gustavo numa história que eu achei linda e que não só isso, estava muito bem executada, não pude deixar de me escalar pra fazer.”

Para quem quer apoiar o projeto Pétalas, o link para a página do Catarse é: https://www.catarse.me/petalas. Como existem várias possibilidades de metas estendidas, quanto mais pessoas apoiarem, mais saem ganhando todos os que participaram da campanha.

1 Comentário

Clique para comentar

8 − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com