Halk Kar, o Mon-El da Era de Ouro

O mais famoso dos Daxamitas, Lar Gand, mais conhecido como Mon-El, é sem dúvida nenhuma um dos mais prestigiados membros da Legião dos Super-Heróis e também um dos responsáveis por um dos maiores problemas da cronologia do Universo DC. Criado por Robert Bernstei e George Papp, Lar apareceu pela primeira vez em Superboy #89 (1961), estabelecendo um dos conceitos mais interessantes na mitologia do Superman: a existência de um suposto irmão do Homem de Aço. Entretanto, se engana quem pensa que Bernstein e Papp bolaram um conceito inédito, pois, na Era de Ouro já havíamos sido apresentados a um “irmão mais velho” de Kal-L (sim, você não leu errado, este é o nome de batismo do Superman original).

AWALKOBROTH004

Na história Superman’s Big Brother, publicada em Superman #80 (Fevereiro de 1953), conhecemos Halk Kar, o protótipo original de Mon-El. Criado por Edmond Hamilton e Al Plastino, Halk veio do planeta Thoron, que está no mesmo sistema solar de Krypton. Durante uma viagem espacial experimental, ele acabou caindo no mundo de Krypton, pouco antes de sua destruição, onde conheceu e se interessou pelo trabalho do cientista Jor-L, que o explicou e avisou sobre destruição iminente do planeta até o momento. Num esforço heroico para salvar seu novo amigo, Jor-L repara o foguete de Halk, mandando-o embora, mas sem antes lhe entregar uma nota com um mapa da rota de Krypton para a Terra. Porém, o planeta explodiu logo depois, fazendo com que a nave de Kar entrasse em animação suspensa.AWALKOBROTH002

Anos mais tarde, a nave de Halk Kar finalmente chegou à Terra, mas o impacto acabou lhe causando amnésia, o incapacitando de saber quem ele realmente era. É aí que Superman o resgata e acha a nota escrita por Jor-L, deduzindo que Halk Kar não apenas era um Kryptoniano, mas também filho de Jor-L, fazendo dele seu irmão mais velho.

AWALKOBROTH003Trajando um uniforme parecido com o do Homem de Aço, mas sem o ‘S’ e com as cores em ordem contrária, Kar passou a agir ao lado de seu suposto irmão, porém, Superman logo percebeu que Halk era menos poderoso do que ele, e para não submetê-lo a vergonha de ser mais fraco do que seu ‘’irmão mais novo’’, o herói optou por usar seus próprios poderes para cobrir suas deficiências. Infelizmente, esse plano deu errado, já que Halk Kar começou a assumir uma atitude de superioridade por ser ‘’irmão mais velho’’ e, até, começou a dar em cima de Lois Lane.

Halk_Kar_Earth-Two

Durante a luta contra contra um criminoso chamado “Wrecker” Ross, Halk acaba sofrendo um choque elétrico, o que restaurou sua memória. E é dessa maneira que o Homem de Aço descobre a verdade sobre as origens de seu “irmão” e de como ele conheceu seu pai, Jor-L, pouco antes da destruição de Krypton. Foi Jor-L que deu a Halk o bilhete com o objetivo de entregar a Kal-L. Depois de explicar a sua história, Halk Kar despede-se de Superman e retorna ao planeta Thoron em seu foguete, novamente reparado, deixando Superman com a experiência de ter tido brevemente um irmão mais velho.

Isso, claro, até a criação de Mon-El.

5 Comentários

Clique para comentar

vinte + 6 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com