Esqueceram de mim? Z de Zook!

Um acidente em um experimento envolvendo um teletransportador e um marciano entre nós. Assim surgiu J’onn J’onzz (John Jones), o Caçador de Marte, na revista Detective Comics #255, de 1955. Um dos ícones da Era de Prata, J’onn fez sucesso meio a toda euforia quanto a ficção científica na época e teve uma série de aventuras solo em Detective Comics, como backup do ‘dono’ da revista, Batman.

anuncio
Conforme o tempo passou, as mentes criativas por trás da DC perceberam que o Caçador precisava de um amigo brincalhão para lhe causar problemas, amenizar suas aventuras em um período regido por um código de ética, e claro, para ter com quem conversar! Superman encara até hoje Sr. Mxyzptlk, o duende infernal da quinta dimensão, e Batman ”ganhou de presente” o Batmirim. Foi nessa onda que que o marciano ganhou Zook, um pequeno alienígena de cor laranja que mais parecia um animal de estimação com poderes do que um sidekick .

duendeseets

Criado por Jack Miller e Joe Certa, Zook apareceu pela primeira vez em Detective Comics #311 (Janeiro de 1963). Na trama, dois criminosos chegam na Terra por uma fenda espacial aberta por um cientista de sua dimensão. Atrás deles veio R’ell, um oficial da lei daquele universo. Por acaso outra criatura, uma espécie diferente da três primeiras, os segue, um Zook.

pqpaliens

Após a sua chegada em nossa dimensão, mais precisamente em Jade Island, os dois criminosos alienígenas, armados com armas de raio, roubam uma loja, o que chama a atenção da patrulheira Diane Meade, que estava de férias na ilha. Meade avisa o ocorrido ao Capitão Harding, que por sua vez contata o detetive John Jones, que, transformado em Caçador de Marte, voa para a ilha. helpmegreenman O primeiro dos aliens que ele encontrou foi Zook, que estava sendo perseguido por moradores da ilha que o temiam devido sua estranha aparência. Um dos ilhéus jogou um galho na cabeça da criatura, a deixando inconsciente. Preocupado com o alien, J’onn conseguiu convencer os habitantes que ele iria lidar com o invasor. martiantorescuePorém, antes de poder socorrer o pequeno ser, nosso herói ouve explosões e deduz que sejam obras dos criminosos . Deixando seu futuro sidekick sozinho, o Caçador de Marte voa em encontro dos vilões e os derrota facilmente, os prendendo em seguida.

Na prisão, o marciano acaba descobrindo que ainda há um outro estrangeiro na ilha: R’ell. Após encontrá-lo, J’onn fica sabendo como todos vieram parar na Terra e que o justiceiro de outra dimensão estava determinado a encontrar os criminosos e levá-los através da fenda, ainda aberta, de volta para seu próprio mundo. O que eles não contavam era que os vilões haviam fugido para uma casa abandonada e tinham feito a patrulheira Diane de refém.

sidekick
Cercados, os criminosos de repente começaram a pular e chorar de dor. Zook, que também tinha encontrado a casa de campo, havia se recuperado e usou seu poder para gerar calor, aquecendo o chão sob os criminosos. Enquanto os criminosos estavam distraídos Diane fugiu. e nesse momento o Caçador de Marte finalmente ajuda R’ell a completar seu objetivo quando os três passam pela fenda, que se fecha logo em seguida. Espera, três? E a criatura? Zook parecia gostar do nosso herói marciano e pulou em seus braços. Com a fenda já fechada, J’onn decidiu mantê-lo como um animal de estimação e sidekick. Mas por quê o nome Zook? Simples, R’ell havia dito que a criatura é um dos Zooks, animais brincalhões de seu mundo.

friends

Em pouco tempo o “animal travesso” aprendeu a falar uma forma simples de Inglês e provou que não era apenas um sidekick trapalhão. Com seus poderes de manipulação de temperatura, elasticidade e transformação, rastreamento (incluindo identificar J’onn transformado) e antenas que lhe permitiam controlar seres vivos por algum tipo de energia, Zook foi um grande aliado do Caçador de Marte, até sumir da face da Terra, sem nenhuma explicação em 1968.

end

Após Crise nas Infinitas Terras, sua existência, assim como a de diversos outros personagens, foi apagada da cronologia. Pequenas referências foram feitas, como na mensal Martian Manhunter, de 1998, onde uma planta nativa da antiga Marte é chamado de Zo’ok; durante a batalha entre Sr. Mxyzptlk e Batmirim em Os Piores do Mundo; e no desenho Justice League Unlimited, onde Zook era uma pelúcia da Supergirl.

zook

Até que em 2007 Zook faria seu triunfal retorno, aparecendo novamente, desta vez como um dos personagens fundamentais do arco de histórias pós-Crise Infinita da mensal Superman/Batman, The Enemies Among Us. Na trama Zook é mostrado como um dos aliens que vivem na Terra que estavam sendo mentalmente controlados por uma força de invasão extraterrestre. Ele tomou a forma de inimigos de Batman e Superman e tentou matá-los. O roteirista Mark Verheiden também aproveita para explicar que Zook desapareceu porque havia cansado das pessoas tirando sarro dele o tempo todo e simplesmente preferiu sumir.

zookci

Zook acabou encontrando seu fim nos braços da morte em Ambush Bug: Year None #2 de 2008.


O Caçador de Marte, conhecido no Brasil durante muitos anos como Ajax, é um alienígena marciano criado em 1955 por Joseph Samachson e Joe Certa. Ele foi um dos três personagens que fundaram a Era de Prata dos quadrinhos – sendo os outros dois Hal Jordan e Barry Allen – garantindo importância na Liga da Justiça desde sua criação, independente da versão e da mídia em que a equipe fosse representada. Dentre seus poderes estão telepatia, capacidade de transformar, invisibilidade, voo, super força, visão de raios-x e algumas outras. Atualmente ele é um dos mais misteriosos personagens do Universo DC, sendo representado como alguém cheio de segredos sinistros por onde passa.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com