15 anos de Universo HQ

Na semana em que o Terra Zero volta de suas férias, o principal site sobre quadrinhos do Brasil inicia as comemorações de seu 15º aniversário. Sim, é isso mesmo, o Universo HQ fez aniversário no último dia 5 de janeiro. Fundado no ano 2000 por Samir Naliato, o UHQ (como é carinhosamente conhecido) noticia, com ética e isenção, o que há de melhor no mundo dos quadrinhos.

Samir, em seu texto lembrando a data, publicado nesta quarta-feira (04), enfatiza que, durante todo esse tempo, “cobrimos as novidades dos quadrinhos, e vimos suas histórias e personagens se expandirem para além das páginas: livros, animações, filmes, brinquedos, televisão, roupas… eles estão em todos os lugares.

O principal responsável por moldar o site como ele é hoje é o jornalista Sidney Gusman, figura central da mudança editorial dos quadrinhos nos últimos anos, notadamente graças a seu trabalho inovador junto à Mauricio de Sousa Produções. Sidão, ao lado de nomes como Marcelo Naranjo, Sergio Codespoti, Zé Oliboni, Eduardo Nasi e dezenas de colaboradores que desfilaram pelas fileiras do UHQ ao longo de todos esses anos (entre os quais eu mesmo), inspirou um sem-número de artistas, editores, jornalistas, profissionais das artes e leitores.

Não é um engano dizer que, sem a existência do Universo HQ, o mercado brasileiro de quadrinhos seria ainda muito mais amador e muito menos sério. Para nós, do Terra Zero, ter um site como o UHQ no mercado não é apenas uma honra, é também uma lembrança do alto padrão jornalístico que pretendemos alcançar para que, assim, possamos também ajudar a contribuir para o mercado de quadrinhos no Brasil, igualmente nos pautando pela ética e pela responsabilidade informativa.

Num mercado como o brasileiro, pensar em concorrência entre os sites de quadrinhos é pensar pequeno. Acreditamos que a união em torno de um objetivo maior, que é o fortalecimento cada vez maior de nosso mercado, deva ser o que nos inspira e o que nos move, a cada novo dia. Por isso mesmo, nós, do Terra Zero, queremos dar os parabéns a toda a equipe do Universo HQ e desejar, além de muitas felicidades, que continuem sendo uma grande inspiração e um verdadeiro oásis em nossa conturbada imprensa cultural.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com