100 Anos da Primeira Guerra Mundial e os personagens da DC Comics

Como você já deve saber este ano o início da Primeira Guerra Mundial completou 100 anos. O conflito que deveria ser a ‘guerra que acabaria com todas as guerras’ aconteceu como resultado de uma série de eventos que culminaram no dia 28 de julho de 1914 data em que o Império Áustro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em resposta ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa. Esse ato foi o início de um efeito dominó que desencadeou quatro anos de confrontos violentos que envolveram nações do mundo e só teve fim em 1918.

124481004FD01E61E_thumb8

Para uma guerra que duraria semanas, segundo a crença popular na época, os quatros anos de conflito trouxeram grandes mudanças: provocaram a queda de quatro grandes impérios — o Otomano, o Russo, o Austro-Húngaro e o Alemão —, e a redefinição geopolítica mundial. E o conflito não se limitou em apenas em transformar o mapa-múndi radicalmente e em deixar um rastro de destruição e morte: paralelamente e conseqüentemente à Primeira Guerra Mundial ocorreu o genocídio na Armênia, a Revolução Russa e a assinatura do Tratado de Versalhes. E como consequência disso tudo, a ascensão de Adolf Hitler e do Nazismo, a ocorrência da Segunda Guerra Mundial e o desabrochar do mundo como conhecemos hoje.

Apesar de não ter sido retratada e explorada como a Segunda Guerra Mundial, a DC Comics também ambientou personagens e histórias na Primeira Guerra Mundial em suas cronologias. Robert Kanigher e Joe Kubert se destacaram entre vários artistas por contribuir com personagens e histórias ambientadas em várias épocas e na Primeira Guerra Mundial, como o Destruidor de Balões e aquele que é a principal referência da DC ao conflito: Ás Inimigo, que gerou muita polêmica por retratar um alemão como personagem principal.

1a-guerra-100-anos-balloon-buster

1a-guerra-100-anos-enemy-ace1

A sede de poder do homem em meio a tantos avanços científicos seguia inabalável. Durante a guerra, as batalhas não estavam mais confinadas ao solo onde soldados lutavam imersos na lama, nos inovadores tanques ou morriam nas trincheiras. A guerra, já levada aos mares, atingia os céus e seus guerreiros eram homens que ainda aderiam a um código de honra. Aquela que foi chamada de a guerra para acabar com todas as guerras viu muitos personagens da DC, bem como milhares de outros soldados, lutarem arduamente para tornar essa alcunha uma realidade.

A guerra é um eterno conflito entre as crenças diferentes, muito bem simbolizadas, talvez, pelas batalhas entre o Homem Imortal e Vandal Savage, cujos combates foram travados desde a alvorada da humanidade. Cada um lutando por um lado diferente na Grande Guerra e estando aquém aos milhares de mortos e feridos nos campos de batalha.

1a-guerra-100-anos-enemy-ace5

Na guerra, não seguir ordens pode significar morte, porém, em prol de uma causa maior, pode lhe atribuir status de lenda. Foi isso o que acontenceu quando o jovem atirador Steve Savage, filho de Brian Savage, o lendário Escalpador, se alistou na Força Aérea Americana. Em sua primeira missão, ele quebrou a formação de combate e contra as ordens conseguiu derrubar vários balões de ataque alemães. Embora ameaçado com uma corte marcial por desobedecer ordens, Savage desenvolveu uma reputação na Guerra e se tornou o Destruidor de Balões. (Nota: Steve e Brian não possuem relação com Vandal Savage.)

1a-guerra-100-anos-balloon-buster

Porém, um dos mais famosos personagens da Primeira Guerra Mundial é Hans von Hammer, o temido Ás Inimigo. Guerras são criadas por políticos, enquanto os guerreiros que lutam nelas, não são diferentes uns dos outros. A bordo de seu famoso triplano The Fokker Dr. I Dreidecker, Hans se tornou famoso por seu exímio estilo de combate nos céus, derrubando mais aviões inimigos que todos os outros pilotos de seu grupo juntos. Solitário e mal-humorado, ele tinha como único amigo um lobo selvagem que vivia numa floresta. Respeitado tanto por amigos como inimigos e hábil piloto, seu patriotismo não o impedia que tivesse um estranho código de honra, respeitando e saudando os corajosos aviadores que derruba nos céus. E mesmo estando contra o regime nazista, lutou na Segunda Guerra Mundial, afinal, ele só combate em nome de seu país, não pelo partido. Von Hammer tinha como rival Andre de Sévigné, um piloto francês que dominava os céus sobre a Frente Ocidental, sendo temido por pilotos inimigos devido a sua máscara de carrasco e um laço que ele usava sobre sua garganta, sendo conhecido como Hangman.

1a-guerra-100-anos-enemy-ace3

O Ás Inimigo várias vezes foi deslocado de sua época para lutar ao lado de heróis dos mais diferentes períodos da história em várias aventuras. Von também teve muitos descendentes famosos como Ilsa von Hammer, Will Von Hammer e as famílias Holland e Arcane (as mesmas da mitologia de Monstro do Pântano).

Falando nisso, a rivalidade entre Anton Arcane e Monstro do Pântano esteve presente na Grande Guerra. Nascido no Século 19, Anton foi uma criança horrível, que usou sua idade e tamanho para intimidar e fisicamente intimidar seus irmãos mais novos. Após ser expulso da Hamburg School of Medicine devido a sua obsessão pela imortalidade, que o levou compartamentos e atitudes desagradáveis e antiéticas, como brigas e tentar trazer mortos de volta a vida, Anton teve a oportunidade de aperfeiçoar seus métodos como médico na 1 ª Guerra Mundial, tendo acesso a muitos cadáveres em que ele usaria para seus bizarrosexperimentos. Anton acabou encontrando o Monstro do Pântano, na época perdido no tempo e no corpo de um piloto francês resgatado por Ás Inimigo e sua prima Anaïs, mãe de Anton. A criatura facilmente reconheceu Anton como seu futuro arqui-inimigo. Anton, que foi chamado por sua mãe para ajudar a criatura, ferida porém se recuperando graças aos seus poderes vegetais, a estudou e acreditando que as propriedades restauradoras do Monstro do Pântano eram a chave para a verdadeira imortalidade, misturando ciência com magia, ele embarcou em um ritual de magia negra bizarro para recolher os segredos dos poderes do Monstro do Pântano. As ações de Arcane foram descobertos por Anaïs, sua mãe, que finalmente o repudiou como um homem mau. Furioso, Arcane tentou usar sua mãe em um sacrifício, mas foi impedido Hans. De volta a sua carreira milita, serviu ao lado de Adolf Hitler durante três anos. Arcane quem convenceu Hitler de seu destino para governar o mundo. Ainda na época, Arcane havia começado a criação de um exército de criaturas mortas-vivas e deformadas chamadas Un-Men. Vale mencionar que Anton também conheceu um jovem Stalin durante a guerra.

1a-guerra-100-anos-enemy-ace-swamp-thing2

1a-guerra-100-anos-enemy-ace-swamp-thing

Em 1917 o demônio Etrigan participou da terceira Batalha de Ypres. Devido as manipulações que Etrigan fez as memórias de Jason Blood sobre o incidente, bem como a de muitos outros atos horríveis que o demônio já cometeu ao longo dos séculos, a participação de Jason e Etrigan no conflito são misteriosas.

Com a entrada dos Estados Unidos na Guerra, o mundo presenciou o ressurgimento do Veterano, um herói que está relacionado com o militarismo Norte-Americano e que alega ter lutado em cada uma das guerras travadas pelos EUA, nascendo no primeiro campo de batalha de cada guerra, e sempre morrendo a partir do último tiro disparado na última batalha

Mas nem só de lendas e heróis que se vivem as guerras. Há também os anônimos soldados que deram tudo de si durante a Primeira Guerra Mundial, como Joseph Garrick, o herói de seu filho, Jay Garrick, o primeiro Flash. Morto em ação na Primeira Guerra quando Jay tinha dez anos de idade, seu capacete viria a inspirar o traje de seu filho.

1a-guerra-100-anos-enemy-ace4

E claro, viagens no tempo. O Gladiador Dourado em sua missão para salvar toda a linha do tempo visitou os quatros anos de conflito, aproximadamente em algum momento perto do fim da guerra, a ponto de resgatar um soldado americano chamado Cyrus Lord de um ataque desferido pelo Ás Inimigo. O Gladiador logo percebeu que ele acabou de salvar o ancestral de Maxwell Lord, o homem responsável pelo assassinato de seu melhor amigo, Ted Kord, no futuro.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com