[Estação Whiz] Voando Primeiro!

Estação Whiz #4

 

Por Diego Bachini Lima

Sabe quando você recebe várias informações com o tempo, e devagar acaba processando tudo, e o resultado é algo impressionante? Então essa coluna vem de algo que é muito pouco dito sobre o Capitão Marvel. Sempre acusado de plagiar o Superman, ele muito antes fez algo vital da mitologia do Homem de Aço: Voar!

Supermanvoo1

Como bem ilustrado na matéria de 02/07/2012 por engano o Superman voou pela primeira vez em Superman #10 (Maio-Junho 1941) antes da animação dos estúdios Fleischer aonde de fato o azulão voava. Outro indicativo semelhante aconteceu em “Action Comics Vol 1 #43” (Dezembro 1941). Nos quadrinhos isso só seria confirmado em “Action Comics Vol 1 #65” (Outubro 1943). Mas e nosso querido Queijão Vermelho?

Lendo algumas hqs antigas da era de ouro eu comecei a me questionar se era loucura minha ou o Capitão começou a voar antes do Super. E na verdade sim isso aconteceu.

whiz005-00

Na “Whiz Comics #5” (Junho 1940) fica muito claro quando o Capitão Marvel voa, indo para Chicago, ao lado de avião de hélices vermelho.

avião

Vale parar e contar um pouco sobre essa edição. Estão acontecendo vários assaltos em todos os EUA. Billy vai até Washington entrevistar o chefe do FBI que não sabe de nada. Ao sair da sala, ele derruba um menino que espiava pela fechadura. O menino meio atordoado leva Billy até um sujeito (Sr. Scar [Cicatriz]) que está usando um aparelho de controle mental.

scar

Billy é posto sobre controle e quase rouba uma gargantilha de 10 mil dólares (e estamos em 1940!!!) mas quando outros bandidos tentam roubar a loja um deles da uma pancada na cabeça do jovem que desperta do transe.

colar

Ele impede o roubo (se transformando na frente de todo mundo diga-se de passagem) e volta ainda como Billy para o Sr. Scar (ei, eu tenho uma no rosto também, qual o problema dessa gente dos anos 40 com cicatrizes no rosto?) que da um tapa no menino. Billy se transforma no Mortal mais Poderoso do Mundo e dá uma coça no malvado! Além disso o coloca na máquina de controle mental para dar informações de onde encontrar as outras bases que estão fazendo a mesma coisa pelo país.

hypno

E é a partir desse momento que começamos a ver o Capitão voando. Basicamente Billy começa a procurar nessas cidades pelas crianças controladas, descobrir onde estão as bases e as destruir.

lake

Além de dar uma lição para os valentões e tentar achar o Doutor Lake que está pro trás de tudo. Como estava em Washington, e teria de passar por Nova York, Chicago e São Francisco, Bill Parker acabou dando o poder de voo para o Queijão Vermelho!

california

A habilidade se repete nas edições seguintes: 6, 7 e 9 aonde um personagem chamado Derek Markon chega a falar: “O que é você, afinal – Um homem ou um avião?”. Todas elas ainda em 1940.

7-8-9

Isso não apenas é uma curiosidade interessante, como também mina cada vez mais a ideia do plágio que a DC tentou de todas as formas vincular ao personagem. São heróis que tem o mesmo ponto inicial, mas tomando rumos muito diferentes. Tanto que é possível gostar dos dois. Mas já que essa é uma coluna só do Queijão Vermelho vamos deixar os panos quentes de lados e lançar a verdade: Superman COPIOU o Capitão Marvel em seu poder de voar!!! :P

Serviu de complemento para esse texto a coluna de curiosidades do marvelfamily.com. Encontrei enquanto procurava as datas, mas fui atrás da revista para ter minha própria interpretação. Essas histórias são bem divertidas e você nem precisa ter um inglês muito bom para conseguir ler.

Na próxima edição da Estação Whiz teremos novidades. Abrirei a porta da Estação para textos traduzidos pelo Renegado, mas para não perder a pegada opinativa que eu gosto de fazer, vamos comentários sobre a matéria ao final. E sempre tratei um texto meu mesmo mensalmente.
Nos vemos novamente muito em breve! Shazam!

final

16 Comentários

Clique para comentar

doze − 6 =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com