O Batman na política

São poucos os super-heróis que possuem uma clara posição política. Podemos citar o Codinome V da graphic novel de Alan Moore, que tomou o mundo em máscaras de manifestantes, e o anti-herói Anarquia, que agora sairá dos quadrinhos aparecendo no game Batman Arkham Origins e no desenho animado Beware The Batman. Ambos pregam o anarquismo, conceito onde cada indivíduo depende de suas próprias forças e não de liderança.

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Mais difícil ainda é encontrar personagens mais consagrados com tais pensamentos definidos; podemos lembrar-nos do Capitão América e seu nacionalismo/patriotismo; o Arqueiro Verde, que é abertamente esquerdista; o Questão, que é um libertário de direita e conspirador anti-governo.

Meu texto surge depois que li uma afirmação na internet que coloca Batman como um apolítico, que não se interessa por política, e por isso não poderia ser usado como tal. Segue a afirmação: “Peraí. Você está pegando o Batman, um personagem AVESSO à política, que luta FORA do sistema contra CRIMINALIDADE e fazendo-o tomar partido numa disputa política? É quase a mesma coisa que dizer que o Superman é do PMDB. Isso me deu vontade de vomitar…”.

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Como personagem, Batman, não é um ser existente, então cada um pode ter sua interpretação dele, afinal são mais de 70 anos de histórias. Porém, vamos colocar alguns fatos que ligam o herói a política.

Primeiro, o básico: todas as relações humanas são políticas. O nosso modo de negociar, de tratar o semelhante, de se expressar, de lidar com situações, daí, o termo “política da boa vizinhança”, por exemplo. Também quero explicar que na democracia em que vivemos no Brasil, temos em principal duas linhas ideológicas:

A Direita – que é conservadora, prezando a eficácia dos serviços, e não tanto o individuo humano. E que não é por si só uma ditadura ou fascismo.
A Esquerda – que preza um estilo de vida mais igualitário, voltado mais ao ser humano. E que não é por si só um comunismo.

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O problema no Brasil é que nenhum dos lados caminha bem, a direita não oferece bons serviços e a esquerda no poder se torna um meio termo, uma centro-esquerda que cria um assistencialismo, que em vez de dar condições ao cidadão de emergir socialmente, o torna escravo de alguma “renda-miséria”. Isso ocorre, porque não temos mais estadistas que prezam pela nação e sim politiqueiros, que só visam favores econômicos a determinados grupos. Mas, vamos falar de Batman!

SENADOR-WAYNEPois bem, pra começar, seu alter ego, Bruce Wayne, na história “O Senador foi baleado”, publicada em The Brave and The Bold #85, setembro de 1969 (no Brasil, mais recentemente em Batman Saga #1, da Opera Graphica), o playboy milionário é nomeado senador pelo governador, para substituir um amigo em coma. O Senador Wayne só participou de uma única votação, e foi justamente uma “lei anti-crime”.

Nos anos 1990, Bruce Wayne foi até o Congresso clamar para que os Estados Unidos não abandonassem Gotham City, que havia sido arrasada por um terremoto. Isso já coloca Batman em um cenário mais político, mas vamos mais fundo. Nos anos 1970, o roteirista Gerry Conway criou para o personagem uma longa série de acontecimentos em que Gotham fora tomada por um grupo de políticos corruptos, que tiraram o comissário Gordon de seu posto e lançaram Batman ao status de inimigo número 1 da sociedade gothamita.

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Batman teve de enfrentar um intricado esquema de fraudes, os denunciando com ajuda da repórter Vicky Vale para restabelecer a ordem da cidade. Dentre tudo isso ele derrubou um candidato a prefeito de Gotham, garantido a vitória de outro. (Essa saga foi publicada na extinta revista SuperAmigos da Abril Jovem nos anos 80 e em SuperPowers #4). Já nos anos 2000, Lex Luthor estava prestes a se tornar presidente dos EUA quando Batman procurou Superman para acharem um podre que impedisse a candidatura, o que interviria nas eleições. O Homem de Aço, porém, se negou, e disse que preferia que o povo americano desse sua resposta. No fim, o vilão foi eleito.

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Pois bem, acredito que você que não achava que Batman se envolvia com política, começa há pensar um pouco mais… Porém, não é tudo, vamos ver um pouco mais…

Sem dúvidas a versão que mais joga Batman na política é a de Frank Miller. Na minissérie Ano Um, Batman parte para se apresentar aos poderosos da cidade, entre eles, gângsteres, políticos e policiais corruptos, durante um jantar, onde solta: “Senhoras e senhores… Vocês comeram bem. Comeram a riqueza de Gotham, comeram seu espírito! O banquete acabou. De hoje em diante, nenhum de vocês estará a salvo.”.

ANO-UMBatman poderia apenas enfrentar criminosos de rua, mas o autor fez questão de lhe colocar contra o sistema vigente. A grande obra de Miller, O Cavaleiro das Trevas, coloca o herói ainda mais num ambiente político. Na história, apenas o retorno de Batman, contrariando uma lei anti-vigilantismo já sacode todo os EUA, o tornando um problema de Estado.

É importante frisar que o Superman sempre teve um papel governista nas HQs. Não que ele seja mal por isso; é apenas uma visão política. Superman sempre está em contato com presidentes e políticos, sendo até um porta-voz entre a comunidade heróica. Existem episódios em que ele se volta contra o governo, como em o Reino do Amanhã, o que mostra que ele segue sua própria ideologia. Mas é um governista; quero dizer, não importa que lado governe, Superman estará lá.

Em O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, a posição do Homem de Aço é ainda mais exacerbada, e quando o presidente pede que ele acabe com a “ameaça Batman”, ele executa sem titubear.

Um pequeno adendo: na década de 1990 a DC criou uma minissérie chamada Armageddon 2001, e um dos capítulos mostrava um Superman enlouquecido, quase fascista, e nessa realidade ocorre o contrário: o presidente pede ao Batman para acabar com a “ameaça Superman”. Batman nega na hora. Só depois ele enfrentaria Superman, mas por descobrir que ele realmente matou algumas pessoas e estava fora de controle.

Voltando ao Cavaleiro das Trevas de Miller, a presença de Batman fazia os americanos questionarem seus papéis de cidadãos. Então temos uma cena incrível em que Batman junta um grupo de jovens desordeiros para manter a ordem durante um momento de caos, bradando em cima de um cavalo: “Esta noite nós somos a lei (…). Rapazes… Meninas… Estou aqui para apelar ao seu espírito comunitário. Sei que todos estão ansiosos para ajudar…”.

Na sequência temos o confronto com Superman, onde fica ainda mais claro a posição dos dois com as palavras do Homem-Morcego: “Poderíamos ter mudado o mundo… Agora… Olhe para nós… Eu me tornei um risco político… E você… Você, uma piada…”.

ANARQUIA-GAMELembrando que em seu ato, Batman tinha o esquerdista Arqueiro Verde ao seu lado. No fim, Bruce Wayne finge sua morte e une um grupo de jovens para se prepararem para o futuro com a seguinte questão: “Aqui tem inicio… Um exército… Pra trazer sentido ao mundo infectado por algo pior do que ladrões a assassinos.”.

Quase 20 anos depois, nos anos 2000, Miller criou a sequência de sua obra, O Cavaleiro das Trevas 2, mas que de tão ruim nem merece ser considerada uma continuação. Ainda assim, há momentos desafiadores. Os EUA estão ainda mais fascistas, o que leva Batman a dizer: “Tente varrer para debaixo do tapete. (…) É a Era da Informação (…) Vocês não podem me calar… E nem me deter.”.

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Outro momento crucial e atual é quando Batman invade um show e convoca os jovens com as seguintes palavras: “(…) Aproveitar um modismo… Uma tendência passageira… E transformá-la numa revolução.”. Desculpe, pode ser uma interpretação minha ver alguma similaridade desta cena com as manifestações que começaram com míseros 0,20 centavos.

O que acredito é que Batman, assim como o brasileiro nas ruas, é apartidário. Ele não luta por uma bandeira, mas por aquilo que julga certo para o bem comum, onde enfrentar criminosos é primário.

A versão para o cinema de Christopher Nolan também bebe dessa fonte, mostrando em Batman Begins a reação dos ricos e poderosos ao aparecimento do herói e o motivo de Ra’s Al Ghul querer destruir aquela sociedade decadente. Já na continuação, o Coringa nos mostra a destruição que um louco pode causar atacando os alicerces da sociedade política. O que vemos ali são ataques às autoridades policiais, juízes, prefeitos, e promotores públicos. “Mate um policial aqui e ninguém liga, pois faz parte do ‘plano’. Mas ameaçar um prefeitinho? Aí as coisas ficam loucas”.

COR-MOVIEAliás, muita gente definiu o Coringa erroneamente como anarquista. Anarquia significa ausência de coerção e não ausência de ordem; e o próprio Palhaço do Crime se intitula um “Agente do Caos”. E no terceiro filme, O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Batman enfrenta um falso líder socialista, com a ajuda dos policiais destituídos, o que colabora com a tese de que Batman é alguém sem lado e apartidário, porém, de forma alguma, apolítico. Nesso momento ele não nos coloca contra o sistema, e sim contra uma corrupção política.

Mesmo com essa conclusão, vou abrir uma brecha e me dar ao direito de te fazer questionar apenas com uma metáfora de simbolismo:

  • Superman – Super-poderoso (qualidade de ação), não-humano, governista – seria ele simbolicamente de Direita?
  • Batman – Sem-poderes (igualitário), humano, capitalista moderado – já que se preocupa com fundações e investimentos sociais – poderia ser, simbolicamente, de esquerda?

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Não me mate ainda. Tudo depende da abordagem da história e da sua interpretação.

Seja como for, apolíticos eles não são.

[Lincoln Nery é autor do livro Batman: A Trajetoria e criador do herói brasileiro Jou Ventania.]

Bob Kane criou o Batman em 1939, herói que é o mais popular da DC Comics há décadas. Bruce Wayne virou órfão ainda criança com assassinato de seus pais pelo ladrão Joe Chill, o que mudou sua vida pra sempre. Tendo tornado-se o elemento mais sinistro e calculista do Universo DC, seu capuz já foi vestido por Jean-Paul Valley (Azrael) e Dick Grayson, mas voltou ao seu dono original. O herói marcou pra sempre o universo de quadrinhos e literário com obras clássicas como Ano Um, Cavaleiro das Trevas, Asilo Arkham e A Piada Mortal. Ainda hoje seus títulos estão entre os mais lucrativos da DC Comics, bem como sua franquia animada e cinematográfica.

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