Lenda Urbana: Crianças pisaram em minas por causa do Superman?

Lenda Urbana: Crianças pisaram em minas por causa do Superman?
Situação: Falso (mas com alguma verdade)

Tempos atrás o blog Robot6 comentou uma lenda urbana muito curiosa e trágica sobre o Homem de Aço. Acredita-se que muitas crianças na guerra Bósnia morreram ao adentrarem campos minados por acreditarem que o Superman as salvaria daquilo. Esta história surgiu graças à reviswta Superman: Deadly Legacy, de 1996, que comentava os perigos das minas espalhadas por diversos campos ao redor do mundo.

A revista foi distribuída na Bósnia, com algumas cópias (especialmente as dadas aos pacifistas da ONU) em inglês, mas a grande maioria foi impressa nos dois idiomas locais. A revista foi escrita por Louise Simonson e desenhada por Kieron Dwyer.

Os efeitos da revista foram estudados por anos, mas o maior problema deles (admitidos neles mesmos) é o quanto era difícil calcular o quanto este tipo de história poderia realmente causar algum impacto social numa população que constantemente era espalhada pelo país. Todavia, o Centro Internacional de Desminagem Humanitária em Genebra fez um outro estudo sobre o efeito de ferramentas de propaganda (incluindo quadrinhos) em casos como no Cambodja, em Nicarágua e Kosovo.

hiddenkiller

Em Nicarágua, uma outra revista, figurando o Superman e a Mulher-Maravilha, foi usada. Sendo assim, no estudo foi obtido que as mensagens das revistas eram interpretadas erronamente por muitas crianças, que saíam em busca de minas para serem salvas por seus super-heróis favoritos.

Todavia, apesar das afirmações das crianças, nunca foi obtido das crianças que acabaram sofrendo com estes “inimigos invisíveis” o fizeram de propósito; até onde se sabe, as crianças que gostariam de ser salvas por seus super-heróis prediletos não saíram em busca de minas de verdade, apenas disseram que gostariam de fazer isso. Na verdade, a argumentação foi mais distorcida em favor dos críticos destas histórias do que influentes em qualquer ameaça real.

Pode ter acontecido com alguma criança? Talvez sim, infelizmente. Todavia, também é difícil culpar uma mensagem genuinamente pacífica por ser distorcida ou entendida erroneamente.

Superman foi o primeiro super-herói dos quadrinhos e hoje é considerado um símbolo da cultura americana. O herói foi criado em 1938 pelos judeus Joe Shuster e Jerry Siegel, mas tem uma origem messiânica e cristã: Kal-El, o último filho do moribundo planeta Krypton, foi enviado à Terra por seu pai Jor-El para ser o único sobrevivente de seu povo. Na Terra ele foi criado por um maravilhoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark Kent. Hoje um repórter renomado no Planeta Diário, ele também age como Superman graças aos incríveis poderes que possui sob a radiação do sol amarelo. Inspirador, o Superman é o maior símbolo heroico da DC Comics, dentro e fora do universo fictício.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com