Bill Finger: O Verdadeiro criador do Batman

Muito se discute sobre o que Bob Kane, creditado como criado do personagem mais popular da DC Comics, realmente fez por esta criação. Há anos especialistas e fãs apontam Bill Finger como o verdadeiro responsável pelo que o personagem se tornou, dando a ele a vida necessária para se tornar um ícone popular.

bill-the-boy-wonder

Na noite de ontem o Bleeding Cool publicou uma entrevista de Marc Tyler Nobleman com o lendário Carmine Infantino feita em 2006, na qual o ex-editor e artista da DC Comics fala sobre sua amizade com Bill Finger. Nobleman é um historiador e jornalista de quadrinhos, tendo escrito duas grandes obras que contribuíram para o entendimento da indústria: Boys of Steel: The Creators of Superman (ilustrado por Ross MacDonald) e Bill the Boy Wonder: The Secret Co-Creator of Batman (ilustrado por Ty Templeton).

Na entrevista Infantino comenta que Finger vivia chateado pelo pouco reconhecimento profissional que recebeu. Segundo ele, Finger e Kane conversaram várias vezes sobre acordos financeiros, mas o escritor acabou falecendo sem nunca ver um centavo do que Kane e seu pai lhe prometeram. “Bill acabou fazendo tudo que podia na DC, criando vilões maravilhosos e todas aquelas coisas. Ele era sensacional. Kane não teve nada a ver com isso.” disse Infantino na entrevista.

Carmine se referia, é claro, a coisas como o Coringa (cocriado por Jerry Robinson), o Pinguim e Duas-Caras. Infelizmente, Finger morreu falido e sua família não possui nada de todo este trabalho. Já Bob Kane se garantiu por gerações a seguir. Uma pena como as coisas são na vida real…

Bob Kane criou o Batman em 1939, herói que é o mais popular da DC Comics há décadas. Bruce Wayne virou órfão ainda criança com assassinato de seus pais pelo ladrão Joe Chill, o que mudou sua vida pra sempre. Tendo tornado-se o elemento mais sinistro e calculista do Universo DC, seu capuz já foi vestido por Jean-Paul Valley (Azrael) e Dick Grayson, mas voltou ao seu dono original. O herói marcou pra sempre o universo de quadrinhos e literário com obras clássicas como Ano Um, Cavaleiro das Trevas, Asilo Arkham e A Piada Mortal. Ainda hoje seus títulos estão entre os mais lucrativos da DC Comics, bem como sua franquia animada e cinematográfica.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com