[Emulador de Críticas] Volte a ser criança em Turma da Mônica – Laços

E aí pessoal! De última hora a 3ª Multiverso ComicCon, evento de HQs do RS, acabou ganhando um auxilio de peso. A segunda Graphic MSP, Turma da Mônica – Laços, chegou aos estandes do local em primeira mão, aproveitando a presença dos autores do trabalho, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, para contar um pouco sobre o desenvolvimento e como chegaram ao resultado tão especial que vou comentar abaixo.

turma-da-monica---lacos-nova-graphic-novel-da-turma-da-monica-com-roteiro-de-vitor-cafaggi-e-ilustrada-por-lu-cafaggi-1365714058948_635x960

Seguindo a linha da Graphic MSP anterior (Astronauta – Magnetar de Danilo Beyruth), os irmãos Cafaggi ganham liberdade para contar uma história da Turma da Mônica e trazer a molecada para seu traço, atendendo apenas a um único pedido de Sidney Gusman, idealizador do projeto e editor das obras: que Vitor desenhasse as crianças mais velhas, com 7 ou 8 anos de idade, e que Lu trabalhasse alguns flashbacks, fazendo a meninada numa versão mais “bebês”.

Partindo do pressuposto que todos conhecem Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, vamos adentrar esta história que é muito simples, mas ao mesmo tempo complexa.

Ficha Técnica:
Turma da Mônica – Laços
Roteiro e Desenhos: Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi
Cores: Vitor Cafaggi e Priscilla Tramontano
Editor: Sidney Gusman
Panini Comics/Mauricio de Sousa Produções
80 Páginas
R$: 19,90 (Versão Brochura)

A ideia principal da história é que Floquinho, o cachorro do Cebolinha se perdeu, e seus amigos se juntam numa aventura épica para poder reencontrar seu companheiro canino, o que alimenta muitas outras memórias da turma do bairro do Limoeiro. Esta conexão é bastante interessante, pois através dela relembramos algumas outras histórias que lemos quando éramos mais jovens.

turma-da-monica---lacos-fala-sobre-como-a-turma-de-mauricio-de-sousa-se-conheceu-1365714057387_956x500

A mais parte interessante da narrativa é que os irmãos Cafaggi demonstram todo seu amor pelos personagens nela, já que é possível sentir um grande baú de lembranças da infância se abrindo conforme a leitura da HQ se procede. Os autores conseguem dar tanta identidade aos personagens que não tem como não se preocupar com eles quando estão em sua jornada.

Quando afirmei que a história é simples e ao mesmo tempo complexa, é que ela está cheia de easter eggs para os fãs mais entendidos do título. Portanto, a cada leitura da história o fã mais atento pegará novas referências de alguma maneira, deixando a obra cheia de camadas.

A arte como um todo está de babar. Vitor tem aquele traço estilizado e leve, trabalha muito bem a diagramação de páginas e deixa a história bastante dinâmica; já Lu usa toda a sua delicadeza e mostra a Turma da Mônica bebês de uma forma tão graciosa que suas páginas transpiram sentimento.

120413-turma-da-monica-lacos-5

A verdade é que a Turma está retratada em grande estilo nesta história! Basta que o leitor bata os olhos nas páginas para reconhecer todos na hora; a Mônica tem perna grossa, é bem gordinha e o Sansão voa toda hora; o Cascão tem um moicano, é todo malandro e parceiro para todas as horas; o Cebolinha troca “r” pelo “l” direto, tem seus planos infalíveis e é o destemido de sempre; por fim a Magali está do seu jeitão comilona e super amiga de todos.

Enfim, Turma da Mônica – Laços é uma viagem de volta à infância, uma brincadeira com seus brinquedos mais amados e uma aventura emocionante no melhor estilo “filmes dos anos 1980”. Nela aprendemos com Vitor, Lu e Mauricio de Sousa que os laços são mais fortes que os nós.

Nota: 10/10

[Nota do Editor: Neste sábado, dia 29 de Junho de 2013, a Casa dos Quadrinhos, em Belo Horizonte, recebe o lançamento oficial da obra com uma exposição exclusiva de originais dos irmãos Cafaggi e uma série de outras atrações. Confiram o evento no Facebook clicando aqui!]

lacos-expo1

lacos-expo2

Visite outras colunas e o Blog do Emulador de Críticas

  • Cassiano Cordeiro Alves

    Já esteva pensando em comprar, depois de ler esta resenha, vou reservar R$ 20,00 do meu salário para adquirir esta edição!

  • Adilso Silva

    Muito legal mesmo, tbm fiquei com vontade de ler!!

  • Muito bom, vou buscar a minha!

  • alessandra

    noosssaaaaaa