Como foi a 3ª Multiverso ComicCon

No último fim de semana, nos dias 22 e 23 de junho, ocorreu pela terceira vez o evento Multiverso ComicCon no Colégio Marista São Pedro, em Porto Alegre, se consolidando cada vez mais como um evento de quadrinhos importante para o país, bem organizado, estruturado, visando padrões internacionais e renovando o público que gosta de HQs.

Divulgacao ComicCON fundo

O primeiro dia começou morno por causa do frio, já que em POA fazia 8 graus, mas aos poucos o pessoal foi chegando e se juntando à frente da escola. Não teve nenhum tumulto durante a entrada e a fila para quem comprava ingressos na hora foi bastante rápida e organizada.

Como cheguei antes da 11 horas, começo das atividades de paineis e lojas, caminhei por toda a escola e fui vendo a organização de certos estandes e das salas temáticas. E me abanquei ao lado do palco Soda Geek, a atração do evento que era novidade e também me chamou atenção por sua programação bem diversificada.

O palco que citei há pouco ficava bem ao lado da praça de alimentação, o que é um ponto positivo, já que de qualquer forma era possível ficar seduzido a sentar e ouvir um pouco sobre as palestras mais interessantes. O Delfin (sim o bigodudo mais conhecido do Terra Zero) mediou várias entrevistas e paineis neste palco.

580166_400592403382784_408376983_n

O ponto alto do evento foi o lançamento da Graphic MSP Turma da Mônica – Laços, que vendeu muito bem obrigado, e deu cansaço nos irmãos Vitor e Lú Cafaggi e em Sidney Gusman, já que entraram noite adentro dando autógrafos. Durante o painel da HQ os autores mostraram um grande conhecimento sobre os personagens do Mauricio de Sousa e também foram extremante atenciosos todo o momento.

O painel da DC Comics foi bastante interessante, pois contava com o amigo do site Daniel HDR, que acaba de terminar um arco de histórias de Smallvile, o argentino Marcelo Frusin, desenhista do Hellblazer e Loveless, e Jheremy Raapack, artista do Injustice e de outras franquias de games da editora. Nesta conversa os presentes contaram sobre sua carreira e explicaram sobre como tem sido seu trabalho para mercado digital, caso de HDR e Raapack, e Vertigo que foi para onde Frusin desenhou. Após esta atração tivemos a entrevista de Fabio Moon e Gabriel Bá para fechar o sábado.

1012787_10200496838767985_1037011014_n

No segundo dia, o evento estava bem mais cheio e também foi bem mais literário. Os escritores Eduardo Sphor e Fabio Yabu, foram as estrelas do dia, conversando com todos que paravam para tirar fotos e pedirem autógrafos, isso antes mesmo do horário combinado para autógrafos. Os paineis continuavam com a mesma qualidade do dia anterior, com destaque para o de quadrinhos independentes, a homenagem ao curador do Multiverso ComicCon, Renato Canini, e mantendo a organização que foi marca forte do encontro.

Creio que no próximo ano, o local do evento não poderá mais comportar o número de visitantes; prevejo que vão precisar de mais estandes e deixaria como ideia para o futuro ter algumas lojas que fossem focadas em quadrinhos antigos e HQs que não encontramos facilmente no mercado.

POST-RENATO_CANINI

O Multiverso ComicCon está cada vez mais se consolidando como um dos fortes eventos do Brasil, já que cada vez mais aumenta o seu leque de atividades. Se quiser saber sobre quadrinhos independentes, vai encontrar artistas conceituados; vai também achar comics e pessoas ligadas ao meio, com super lançamentos e homenagens. A equipe, Émerson Vasconcelos, Fernando Gil e outros envolvidos estão de parabéns pelo trabalho.

Eu e o Delfin gravamos dois videocast sobre o evento, então, vejam nosso resumo de cada dia aqui em baixo:

[youtube]http://youtu.be/5v_jV44wcz8[/youtube]

[youtube]http://youtu.be/yhVQaICUgis[/youtube]

P.S.: Alguém achou a oficina de modelo vivo ou viu a dona Thays Leão no evento? Comente abaixo. Queria ter participado desta sala, só que eu não sei desenhar. :(

11

Por toda qualidade e dedicação que o pessoal teve, não ficaria surpreso se Multiverso ComicCon fosse indicado como melhor evento no Troféu HQMix novamente.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com