Hi-5: Um bate-papo com Eddy Barrows

Nesta sexta-feira o entrevista é outro brasileiro muito talentoso e querido no mercado internacional: Eddy Barrows [ou Edu Barros para os amigos]. Eddy fala um pouco de Asa Noturna, Novos Titãs e até G.I. Joe neste bate-papo!

eddy-barrows-1

Nome completo: Eddy Barrows
Idade: 38 anos
Profissão: Desenhista
Editora Atual: DC Comics
Por que quadrinhos?
Eu aprendi a ler com quadrinhos. Eles foram a minha maior diversão quando criança e agora se tornaram a minha profissão. Já trabalhei em outras áreas, já fui músico de bar, de banda, trabalhei em comércio, em agência de publicidade e em editoras aqui de Belo Horizonte e região; trabalhei também no Jornal Estado de Minas, que foi a minha maior escola, mas foi nos quadrinhos que realizei o meu sonho de infância: o de contar boas historias.

1) Eddy, já conversamos em diversas situações, sendo a última na Multiverso ComicCon 2012. Naquela época você esta orgulhoso pelo excelente trabalho que vinha fazendo em Nightwing e agora está muito feliz por ter retornado aos Novos Titãs. Com foi este retorno e como tem se sentido trabalhando novamente com personagens que tanto gosta?
Eddy: Retornar aos Teen Titans era como voltar para casa depois de um tempo ausente, só que a casa está bem diferente de quando a deixei, com personagens novos e outros antigos porém reformulados. No começo é difícil de se acostumar com tantos personagens juntos e conseguir dar personalidade a cada um; isso leva tempo.
Os uniformes são a minha principal reclamação com os editores, acho que eles deveriam mudar isso, mas enfim, acho que estamos dando um passo de cada vez. Estes personagens merecem ter um bom visual agregado a grandes historias e é nisso que estou empenhado em fazer.

Uma das primeiras artes de Asa Noturna #1, de Eddy Barrows
Uma das primeiras artes de Asa Noturna #1, de Eddy Barrows

2) Em Nightwing você fez uma grande mudança de estilo, especialmente na composição e diagramação de páginas. Você está levando este estilo aos Titãs também ou pretende seguir uma nova forma para tratar do grupo?
Eddy: Acredito que o universo do Nightwing é bem diferente dos Teen Titans, e o que funcionou em uma revista nem sempre vai funcionar em outra, por isso estou tentando coisas novas e mantendo outras coisas que deram certo lá. Tenho que levar em conta que Scott [Lobdell] e Kyle [Higgins] são escritores bem diferentes, um valoriza mais a ação e o outro mais as conversas, então você tem que adequar a arte conforme a escrita de cada autor.

3) Sua estadia nos Novos Titãs será longa?
Eddy: Eu devo ficar até os editores enjoarem de mim (risos). Posso disser que estou apenas tentando fazer um bom trabalho nos Teen Titans e tentando me divertir ao máximo enquanto estiver a frente da revista.

Página de GI Joe: Cobra Reborn, de Eddy Barrows
Página de GI Joe: Cobra Reborn, de Eddy Barrows

4) Neste ano um novo filme dos G.I. Joe foi lançado e você trabalhou, brevemente, na franquia há alguns anos pela Devis’s Due Publishing. Hoje a franquia tem feito sucesso nos cinemas e nos quadrinhos pela IDW. Você ainda possui alguma ligação com estes personagens ou se desligou totalmente deles? Que lembranças você tem deste trabalho?
Eddy: Trabalhar com os G.I Joe foi o meu laboratório durante 1 ano e dois meses enquanto estive no titulo, e foi uma das melhores coisas que aconteceu em minha vida como profissional. Aprendi a desenhar armas, tanques, motos e mais uma infinidade de outros equipamentos. Foi também a minha primeira experiência com revista mensal, e é claro que tenho uma ligação muito forte com esses personagens, era fã quando criança e me tornei mais fã ainda quando os desenhei. O mais interessante nisso tudo é que eu contei a origem do Comandante Cobra e desenhei ele sem a mascara. Mesmo após tantos anos que trabalhei neste titulo, sempre aparece algum fã dos G.I Joe trazendo alguma edição da época para que eu autografe.

Teen Titans #19 por Eddy Barrows e Eber Ferreira
Teen Titans #19 por Eddy Barrows e Eber Ferreira

5) Em várias ocasiões você comentou pretendia lançar um quadrinho autoral um dia. Este projeto está em andamento? Há uma previsão pra ele?
Eddy:
Sim, é um sonho meu, mas não tem previsão de quando isso ficará pronto. No momento eu estou trabalhando nos personagens, construindo cada um deles e assim que tiver terminado essa parte o [escritor] Kyle Higgins vai começar a trabalhar nos roteiros. Será um projeto feito por mim e por ele, mas sem data prevista e nem quero ficar me pressionando para lançar esse projeto. Quando ficar pronto eu aviso :D

4 Comentários

Clique para comentar

10 − cinco =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com