Encantos e Cartas de Xanadu – Parte 4: A Vida Nova e o Homem-Areia

Após narrar uma jornada gigante para iniciar a história da Madame Xanadu o escritor Matt Wagner trabalha num épico de cinco partes com ninguém menos que o cocriador da personagem, o desenhista Michael Kaluta! No que é considerado o segundo volume encadernado da série, chamado de Exodus Noir, Wagner e Kaluta desenvolvem um mistério de assassinato que caminhou pelas estribeiras da vida de Madame Xanadu por 500 anos.

Madame_Xanadu_13-reuniao

Trabalhando com Inquisição Espanhola, feitiçaria e um amor lésbico, Wagner constrói o que pode ser considerado o melhor arco de toda a série. Exodur Noir é tão envolvente quanto a sensualidade de sua protagonista.

Madame_Xanadu_11-romance

Ficha Técnica (publicado em):
Madame Xanadu #11-15 (Volume Madame Xanadu: Exodus Noir)
Roteiro: Matt Wagner
Arte: Michael Kaluta
Cores: Dave Stewart
DC Comics
128 Páginas
Lançamento Original: 2010
US$ 12,99

Madame Xanadu está maravilhada com o novo mundo. No entanto esta paz é quebrada quando ela recebe a visita de uma filha atormentada pela estranha morte do pai. Convencida de que auto combustão humana é tudo menos normal, a garota pede a ajuda da Madame após tentar de tudo, e esta a recebe de braços abertos.

Investigando o que aconteceu com o pai da garota, a Madame se depara com uma série de famílias imigrantes cujas filhas são amigas e têm os pais ameaçados de alguma forma por esta misteriosa força demoníaca. Ao conjurar encantos e pesquisar muito em tomos de cultura oculta e obscura, Xanadu descobre que há um homem egípcio por trás disso, e ele está sempre acompanhado de um cachorro negro.

Madame_Xanadu_14-sandman

No decorrer da história, que tem um clima meio Lost (flashbacks + momentos do presente que formam um ciclo completo), o leitor acompanha sua favorita heroína numa jornada dentro da aristocracia nova iorquina e de memórias da Inquisição que se completam de forma surpreendente, culminando num confronto com um demônio de séculos de vida na Terra ao lado de ninguém menos que o Sandman original, Wesley Dodds.

Aspecto Biográfico

No que diz respeito à vida da Madame este arco de histórias é um dos mais reveladores do título mensal. Ao retratar a personagem num tórrido romance lésbico, Wagner deixa claro que não apenas a mente de sua heroína é aberta a novas opções e experiências, mas seu corpo e sua sexualidade também. Mais do que isso, a pureza romântica mostrada entre as “novias” é o único amor sincero da série toda, sendo destituído pelo poder anti-herético da Santa Madre Igreja da época.

Mais de 500 anos depois a vida da Madame acaba devastada novamente ao se ver diante de uma série de misteriosos assassinatos de amigos aristocratas da cidade, culminando no aviso dela a filhas de possíveis outras vítimas sobre o que está acontecendo.

Madame_Xanadu_12-aviso

Outro detalhe interessantíssimo do roteiro é como Wagner consegue mesclar o universo que está criando para Xanadu com o que fez anos antes para o Sandman original. Mais do que criar um mistério que acaba caindo no colo de Wesley Dodds e sua amada Dian Belmont, o autor consegue dar nova vida ao “Homem-Areia” ao fazê-lo ser visto pelos olhos da maga, o que se torna um atrativo de luxo muito divertido para a história. A aparição dele definitivamente não é gratuita – e mesmo que fosse é tão bem feita que conevence.

Como a história trabalha com perdas amorosas e o ciclo da vida, o roteiro foi extremamente bem amarrado e deve encantar leitores dos mais diversos tipos.

Aspecto Histórico

Wagner e Kaluta trabalharam como alquimistas buscando a perfeição num dos melhores arcos da revista. Exodus Noir, como dito acima, lida com perdas e o ciclo da vida, mas a temática não é a única coisa interessante na história; todo o arco é envolto pelos traumas da Inquisição da Santa Madre Igreja Católica no fim do Século XV.

Madame_Xanadu_12-igreja

Durante o conto os leitores são apresentados a questionamentos explícitos sobre como uma organização religiosa que prega a bondade pode cometer tamanhas atrocidades. Entrando numa discussão de nível social e deixando claras as suas opiniões através dos personagens, o autor consegue dar uma aula de história Européia sem soar chato em momento algum. Ao contrário, Wagner aplica suas melhores técnicas de escrita no conto de 5 partes e deixa o leitor com a sensação de completude ao final.

Tomás de Torquemada
Tomás de Torquemada

Primeiramente vale resumir o movimento da Inquisição Católica e quem a representa na história da Wagner. Esta foi uma época em que a Igreja tomava conta do Velho Continente e o Papa era, direta ou indiretamente, a maior autoridade local.

Comandada na Espanha principalmente pelo conhecido Grande Inquisidor (Tomás de Torquemada), a Inquisição, especialmente neste país, caçou e assassinou milhares de pessoas, sendo Tomás (considerado pela Igreja àquela época como o Martelo da Espanha e Espada da Luz da Igreja) responsável por mais de 2200 autos-de-fé [Nota: auto-de-fé refere-se à penitência pública contra hereges, podendo garantir a estes redenção ou condenação].

Pintura mostra um Auto de Fé
Pintura mostra um Auto de Fé

O mais interessante sobre Tomás é a questão de Sangre Limpia, ou seja, se ele tinha sangue católico mesmo ou era descendente de outra religião. Acredita-se hoje, após grande pesquisa do historiador Hernando del Pulgar, que Torquemada, como muitos espanhóis, era descendente de judeus, não sendo ele mesmo, portanto, de “sangue limpo”. Este assunto é levantado na história Xanadu e sua “novia” o condena por isso quando é capturada por atos de “sodomia e bruxaria”, o que a leva à morte.

Madame_Xanadu_14-inquisicao

Xanadu escapa da Espanha, mas as cicatrizes da Inquisição ficaram com ela para sempre, como para muitas famílias no mundo real. Traumas de guerra ou outros eventos de barbárie na história da humanidade sempre o fazem.

E daqui duas semanas…

Os leitores viajarão de volta para Camelot para conhecer um pouco mais sobre a vida de Nimuë e sua terrível irmã Morgana!

Links Relacionados:

Comente

Clique para comentar

dezoito − catorze =

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com