Lenda Urbana: Luthor Homem de Aço integrava um crossover de 4 títulos

Lenda Urbana: Luthor Homem de Aço integrava um crossover de 4 títulos
Situação: Basicamente Verdadeiro

Coordenar títulos interconectados com diferentes equipes criativas é sempre uma tarefa extremamente difícil numa editora. Poucos editores conseguiram isso – dentre eles o premiado com Eisner Mike Carlin – especialmente quando atrasos e controvérsias nas histórias se envolvem no meio do caminho. E foi esse o problema na DC entre 2004 e 2005 nos títulos rotulados como “Superstorm“.

superman-for-tomorrow

Este rótulo começaria a aparecer na saga Pelo Amanhã, de Brian Azzarello e Jim Lee, se interconectando depois com outras três histórias que sairiam disso. Uma delas era outra obra bem famosa de Azzarello: Luthor: Homem de Aço, feita com o desenhista Lee Bermejo, e as outras duas eram Questão (de Rick Veitch e Tommy Lee Edwards, publico sob o selo Wildstorm) e Vigilante de Micah Ian Wright.

question-v2-1

O problema é que Ian Wright, extremamente conhecido no ramo da literatura e da televisão, acabou sendo arrancado da DC Comics à força por publicar um livro de protesto contra a Guerra do Iraque chamado You Back the Attack, We’ll Bomb Who We Want!. A publicação era uma grande sátira a vários posters pró-guerra, mudados propositalmente para serem anti-guerra. E neste livro Ian Wright se dizia um ex-ranger, atuando especialmente na Invasão do Panamá em 1989. Quando a informação se tornou pública os Rangers começaram a questionar a informação, descobrindo que a afirmação de Wright era mentirosa. Depois ele veio a público pedir desculpas pela mentira.

vigilante-1

Com isso, seu segundo livro anti-guerra chamado If You’re Not a Terrorist, Then Stop Asking Questions acabou sendo cancelado pela editora e a DC Comics nunca publicou sua última edição de Stormwatch: Tem Achilles e seus trabalhos com o Vigilante. Como a saga Pelo Amanhã já tinha começado a ser publicada, Vigilante teve que ser rescrita por Bruce Jones para sair do crossover, enquanto Luthor: Homem de Aço e o Questão MEIO que se interligam brevemente.

Veitch disse o seguinte sobre o Superstorm:

Uma das coisas mais malucas sobre a minissérie do Questão é que era um título da Wildstorm editado pelo pessoal da Costa Oeste. Mas como ela também se passaria no coração da continuidade da DC o pessoal de Nova York estaria intimamente envolvido com a produção dela. Nossas reuniões, portanto, foram planejadas para ser na cidade, mas então houve uma espécie de desconexão. Não havia uma coordenação entre os escritores e a editora. Tommy e eu nem sabíamos que Superstorm estava com problemas até que a primeira edição de Questão estava pronta pra sair! Hoje eu sei que a única revista realmente Superstorm foi Luthor; a série do Vigilante de Micah Wright acabou de outro jeito e o Superman de Brian e Jim originalmente mostrariam Luthor matando o Superman como planejado na sua minissérie – e o Questão estaria em Metropolis investigando este plano. Mas quase nada disso aconteceu no fim das contas.

(via CBR)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com