Lenda Urbana: A Morte do Superman foi ideia de Neil Gaiman?

Lenda Urbana: A Morte do Superman foi ideia de Neil Gaiman?
Situação: Falso (mas com alguma verdade aí)

Em tempos em que A Morte do Superman está perto de completar 20 anos de sua publicação original – Superman #75, edição que narra a derradeira batalha do Homem de Aço com Apocalypse saiu em janeiro de 1993 – nada melhor que uma lenda urbana bastante peculiar sobre esta clássica história.

Poucos sabem disso, mas a ideia original do editor Mike Carlin e da Super Equipe da época (que envolvia talentos como Louise Simonson, Dan Jurgens, Jon Bogdanove e muitos outros) era de que a história bombástica com o Homem de Aço fosse seu casamento com Lois Lane e não sua morte. No entanto, graças ao sucesso do seriado Lois & Clark – que acabara de estrear na TV americana – o casamento acabu polstergado, e a morte do ícone foi a nova escolha editorial.

Curiosamente, por anos circulou um boato de que o premiado Neil Gaiman, junto de seu grande amigo – e também muito premiado na carreira – Matt Wagner, estava bolando uma morte para o personagem na mesma época. Ela seria fora da continuidade.

A história teria aquele feeling dos desenhos dos Estúdios Fleischer. Haveria um outono, um inverno (com o Superman morto) e um renascimento na primavera” contou Gaiman ao CBR.

Carlin e toda a Super Equipe já estavam planejando a morte do herói àquela altura do campeonato, então a DC escolheu cancelar o projeto de Gaiman/Wagner porque ter uma Morte dentro da continuidade seria muito mais bombástico. E Gaiman gostou:

O projeto foi cancelado por Mike Carlin pela melhor razão possível. Ele queria o Superman de verdade morto, e queria que a verdadeira equipe cuidando do herói recebesse a glória e os royalties, não dois caras que chegassem com uma história e fossem embora do nada. E sinceramente nunca achei ruim o que aconteceu. Pelo contrário” contou Gaiman.

Curioso ver, no entanto, que o projeto de Gaiman era baseado em estações. Poucos anos depois a premiada dupla Jeph Loeb e Tim Sale fizeram a clássica Superman – As Quatro Estações.

Superman foi o primeiro super-herói dos quadrinhos e hoje é considerado um símbolo da cultura americana. O herói foi criado em 1938 pelos judeus Joe Shuster e Jerry Siegel, mas tem uma origem messiânica e cristã: Kal-El, o último filho do moribundo planeta Krypton, foi enviado à Terra por seu pai Jor-El para ser o único sobrevivente de seu povo. Na Terra ele foi criado por um maravilhoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark Kent. Hoje um repórter renomado no Planeta Diário, ele também age como Superman graças aos incríveis poderes que possui sob a radiação do sol amarelo. Inspirador, o Superman é o maior símbolo heroico da DC Comics, dentro e fora do universo fictício.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com