[HQView] Bando de Dois da Zarabatana Books

Recentemente o artista brasileiro Danilo Beyruth virou notícia no Terra Zero quando o site comentou Astronauta: Magnetar, recentemente lançamento do selo Graphic MSP. Desta vez o site prefere falar de uma obra 100% autoral de Beyruth, seu álbum Bando de Dois.

Ao pesquisar mais sobre o cangaço e o famoso Lampião, Danilo propôs uma história que contasse uma aventura nos moldes dos velhos westerns de Sergio Leone, com o típico humor italiano, mas que também tivesse bases num evento histórico do sertão brasileiro.

Ficha Técnica:
Bando de Dois – 3ª Edição
Roteiro e Arte: Danilo Beyruth
Zarabatana Books
R$ 41,00

Danilo foca sua história em Caveira de Boi e Tinhoso, deixando logo de cara estabelecido que todos terão nomes engraçados e bem típicos desta parte da cultura brasileira. Os dois devem resistir ao ataque de um exército à sua força, agora diminuída apenas para estes dois protagonistas graças ao assassinato dos membros anteriores do bando.

Tinhoso é motivado a buscar vingança pelos amigos mortos graças a um chamado sobrenatural do líder do bando, que lhe fala em sonhos macabros pelas noites sertanejas. A partir daí Danilo coloca seu protagonista numa interessantíssima odisseia (dividida em atos) pela vingança.

Danilo fez um trabalho bacana de pesquisa, caracterizando o sertão muito bem visualmente. Estudiosos do sertão no século XIX perceberão que as cabeças do bando estão em caixas bem como se fazia na época – e tal qual aconteceu com Lampião, Maria Bonita e seu bando ao serem capturados.

Tecnicamente o roteiro tem alguns pequenos deslizes, como o sumiço de Zeca e algumas falas que deixam o “nordestinês” de lado sem a menor explicação. Uma atenção mais detalhada à não formalidade das conversas dos sertanejos teria dado mais credibilidade a esta interessante narrativa.

De qualquer forma Beyruith e a Zarabatana conseguem entregar um ótimo material nacional para os leitores, especialmente por não deixarem o livro, premiadíssimo em 2011 no HQMix, fora de catálogo.

Nota: 8/10

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com