Arte da Semana: Capitão Marvel e Marvelman

Sempre que uma Arte da Semana é publicada às terças ou quartas feiras, o objetivo é fazer com que os fãs de quadrinhos DC que visitam o site possam apreciar pequenas obras de artes de desenhistas da indústria ou gente de muito talento que ainda está procurando seu lugar ao sol.

Desta vez, a coluna traz uma arte um pouco mais significativa do que isso. Trata-se de um desenho feito por Mauricio Herrera (usuário El Grimlock do devianArt), no qual vemos o Capitão Marvel e o lendário Marvelman/Miracleman lado a lado.

Existe um grande histórico entre estes personagens, já que o Marvelman, criado por Mick Anglo nos anos 1950, foi a saída que uma editora inglesa encontrou para criar histórias inéditas do então falido Capitão Marvel – basicamente a Fawcett Comics, detentora do Capitão, foi processa pela DC por plágios quanto ao Superman.

Sendo assim, a empresa fechou e o Capitão não podia mais ser publicado na Inglaterra, fazendo que Anglo criasse um personagem semelhante e com o mesmo teor de histórias. Grande sucesso que foi, o personagem foi revitalizado de forma adulta e controversa por um ainda novato Alan Moore na revista Warrior inglesa.

Foi esta transgressora fase de Moore que transformou Marvelman (Miracleman nos Estados Unidos, para evitar problemas com a Marvel na época) num dos pilares principais para a revolução oitentista dos quadrinhos, transformando-os em obras de arte para adultos.

E mais do que tudo isso, o Multiverso DC está preparando algo muito especial para o Marvelman. Vocês saberão em breve do que se trata =)

Capitão Marvel, ou Shazam como muitos o chamam também, foi criado em 1939, mas apareceu de verdade aos leitores em 1940 por C.C. Beck e Bill Parker. O garoto Billy Batson profere a palavra mágica SHAZAM (Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, Mercúrio) e torna-se o Mortal mais Poderoso da Terra. O personagem pertence à DC Comics desde meados dos anos 1970 mas só teve uma mensal pra valer na editora uma vez.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com