Lenda Urbana: Prédio do Planeta Diário foi baseado no da AT&T?

Lenda Urbana: Prédio do Planeta Diário foi baseado no da AT&T?
Situação: Falso

Vamos direto ao ponto nessa. Para quem não sabe o prédio da empresa de tecnologia e telecomunicações AT&T chama-se Huron Road Buiding e foi construído em 1927. Como podemos ver ele é muito bonito, obviamente um produto do movimento Art Déco.

Antes de discutirmos mais sobre isso é necessário deixar claro que Joe Shuster alegou vários vezes nunca ter usado prédios de Cleveland para criar o Planeta Diário. Teria sido algo que simplesmente lhe veio à mente. Porém nas primeiras edições de Action Comics e Superman os prédios realmente são difíceis de se distinguir.

O Planeta Diário como o conhecemos não aparecia nos quadrinhos mas sim nos desenhos clássicos dos estúdios Fleischer. Era exatamente assim que o prédio aparecia nos episódios:

Lá pelo quarto episódio ele ficou assim:

Aqui uma imagem do quinto episódio:

Mais tarde naquele ano, na revista Superman #19, o prédio do Planeta Diário do desenho foi levado aos quadrinhos, cortesia de Joe Shuster, Ed Dobrotka e John Sikela.

Eventualmente colocaram aqueles aneis em volta do globo. Segundo o historiador de quadrinhos Bob Hughes é bem possível que a inspiração indireta para o Planeta Diário veio do prédio da Paramount em Manhattan.

Prédio fantástico, não? Curiosamente era a Paramount que distribuía o material dos estúdios Fleischer. E ainda há um globo no topo!

Superman foi o primeiro super-herói dos quadrinhos e hoje é considerado um símbolo da cultura americana. O herói foi criado em 1938 pelos judeus Joe Shuster e Jerry Siegel, mas tem uma origem messiânica e cristã: Kal-El, o último filho do moribundo planeta Krypton, foi enviado à Terra por seu pai Jor-El para ser o único sobrevivente de seu povo. Na Terra ele foi criado por um maravilhoso casal de fazendeiros, Jonathan e Martha Kent, recebendo o nome de Clark Kent. Hoje um repórter renomado no Planeta Diário, ele também age como Superman graças aos incríveis poderes que possui sob a radiação do sol amarelo. Inspirador, o Superman é o maior símbolo heroico da DC Comics, dentro e fora do universo fictício.

Lendas Urbanas é uma coluna semanal do site Comic Book Resources escrita pelo jornalista Brian Cronin que conta situações falsas e verdadeiras dos bastidores da indústria de quadrinhos americana e europeia – por vezes até a brasileira.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com