Mark Waid fala de Bob Harras (há dez anos atrás)

No ano 2000, quando o site Comic Book Resources ainda estava em seus primeiros anos de vida, ninguém menos que o escritor Warren Ellis entrevistou Mark Waid a respeito da saída dele da Marvel na época e da relação que ele tinha com o então editor-chefe da casa, Bob Harras. Como sabemos, Harras agora é novo editor-chefe da DC Comics e, abaixo, vamos relembrar um trecho do que Waid falou a Ellis naquela ocasião.

O que se diz por aí é que você não é mais bem-vindo na Marvel depois do que falou sobre Bob Harras em meu fórum. Qual sua opinião sobre as atitudes dele na editora e de sua experiência com ele?
Pois é, isso meio que é verdade. Aparentemente, o fato de Bob ter sido demitido por motivos injutos e errados ao invés de ter sido chutado pelos motivos REAIS e CORRETOS que são o monte de cagadas que ele fez nos últimos sete anos deixou todo mundo lá maluco. Fantástico. Do dia pra noite eles se esqueceram do duas-caras, covarde e mentiroso que Bob foi, bem como de todas as merdas que ele fez pegando atalhos dúbios como gerente. Ao invés disso, todos estavam acendendo velas pra ele. Quer saber a verdade? Em minha opinião, Bob fez tanto para destruir a indústria de quadrinhos dos anos 1990 como qualquer outro ser humano vivo. Eu tiraria Ron Perlman do inferno, mas não perdoaria Bob. Por anos a filosofia editorial da Marvel foi fazer com que cada revista fosse tanto labiríntica quanto criativa. A Marvel tem a revista de mais alto calibre do continente (X-Men) e Bob fez tudo que fosse possível e imaginável para torná-la totalmente incompreensível e inacessível para novos leitores, ou leitores casuais. Tudo MESMO.

Mas, Mark, Bob fez com que as revistas X fossem as mais vendidos da indústria sob sua batuta.
Tecnicamente verdade, mas veja só. Nos últimos seis anos, a margem de vendas entre as revistas X e seus competidores mais próximos foram de uma proporção 3 pra 1 para 1.5 pra 1, senão menos. Que ótimo, vamos comemorar! Quer um exemplo? Você viu aquela atrocidade estúpida, aquela merda daquela história dos X-Men no TV Guide? Não há palavras pra descrever minha raiva! Era uma aula de como NÃO se fazer quadrinhos de uma perspectiva de leitores novos que pudessem entender alguma coisa ali. Diabos, faz 34 anos que leio gibis e tive que ler isto aí umas três vezes pra entender o que se passava. Tv Guide. Oito milhões de pessoas de alcance. Uma chance de uma vida de exposição de mercado. E tudo mundo ligado a ela falhou miseravelmente. Demitam todos eles! Estamos MORRENDO aqui. Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar qualquer chance de conseguir novos leitores.

Será que Mark Waid, hoje puto da vida com a DC e exclusivo da Marvel além de dono da BOOM!, mudou de opinião? Diria que não…

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com