Bob Harras: O que o novo chefe da DC fez por nós?

[este texto foi originalmente publicado no Bleeding Cool e não corresponde necessariamente às opiniões do Multiverso DC]

Bob Harras trabalhou para Jim Lee após deixar a Marvel (nunca fazendo a contribuição prometida na mídia na época) em Nova Jersey antes de trabalhar como editor da DC Comics para edições encadernadas e trabalhar na nova série Who’s Who da editora.

Massacre Marvel - Odiada para sempre

Alguns veem a rápida promoção para editor-chefe como um cálice envenenado. Como se a DC Entertainment estivesse num fluxo muito incerto. Então por que não ter uma mão segura que não vai ceder em toda e qualquer pressão? Ele foi editor-chefe de patrões que se matou de toda e qualquer forma para trazer algum lucro pra empresa e ainda foi ofendido de todos os nomes possíveis. Comparado a isso, a DC é um sossego só. Colocado desta forma, membros sênior da gerência da DC nunca vão lhe pedir que ele mate pessoas da família que viraram gays.

Capitão América de Mark Waid - Vencedora de Eisner

Mas seria isso uma subestimação das habilidades de Bob? Lembre-se de que a grande negatividade gerada pelos fãs em épocas de Clones-Aranha, Massacres, Heróis Renascem e reinícios na franquia do Hulk foi resultado direto da demanda dos executivos da Marvel que eventualmente iriam colocar o mercado de joelhos e levar a editora à bancarrota.

Entretanto, a época de Bob como editor dos títulos X viram-no recrutar Marc Silvestri de Conan Rei para Uncanny X-Men. Ele recrutou Jim Lee de Punisher War Journal para Uncanny X-Men e depois X-Men. Ele recrutou Rob Liefeld de Rapina e Columba para Novos Mutantes e depois para X-Force. Recrutou também Whilce Portacio de Strikeforce Morituri para Uncanny X-Men. Ele tornou uma linha de quadrinhos que vinha de 100 edições por número em milhões de edições por número. E então achou um jeito de transferir a galera para o resto da linha Marvel, é claro. Ele fez mais dinheiro para a editora através das vendas de seus quadrinhos que qualquer outro editor na história da Marvel.

Quando a empresa como um todo estava indo pelo ralo, ele fez tudo o que podia fazer, como editor-chefe, para manter a companhia ativa e tentando de todo jeito acabar com o débito, mesmo que os chefes dele fizessem o contrário e acabassem com os recursos da Marvel. Isto eventualmente canibalizou os leitores, destruindo a especulação e o mercado de colecionáveis, diluindo todas as franquias.

Ele foi zoado por Joe Quesada por recomendar gente como Howard Mackie e Scott Lobdell para escreverem Ultimate Spider-Man para Bill Jemas, enquanto a sugestão de Joe foi Brian Bendis – uma ação que fez toda a carreira de Quesada lá dentro. Mas nas época Mackie era a escolha certeira, e Bendis a arriscada.

No momento, com a moral pobre e o medo institucionalizado dentro da empresa, uma mão segura é necessária. Harras se encaixa – afinal, A Noite Mais Densa e Crise Final nada mais são que Massacre e Saga do Clone acontecendo de novo. E eu não ficaria surpreso se esta mão segura gerasse um novo Jim lee. Um novo Whilce Portacio. Ou um novo Rob Liefeld. Ou talvez fizesse todos eles voltarem.

Blackest Night - Heróis Renascem com Lanternas Verdes?

Soube que um número alto de freelancers da DC se aproximaram da Marvel, acreditando no desgosto de Bob Harras por seu trabalho ou por eles mesmos. E enquanto editores como Eddie Berganza e Ian Sattler não estão seguros com seu novo chefe (principalmente porque esta posição seria, em teoria, passada a eles), Michael Marts e Matt Idelson estão tranquilos, pois estão em bons termos com Bob desde que ele saiu da Marvel.

Claro, Bob agora é também editor-chefe da Vertigo, uma reviravolta inesperada. Foi seu predecessor, Tom DeFalco, quem disse uma vez que o Sonâmbulo (Sleepwalker) era o Sandman feito direito… a autonomia da Vertigo agora deve ficar limitada e a influência de Karen Berger acaba de ser diluída dentro da empresa.

Mas vou lhes dizer. Deve ser um ótimo momento para Fabian Nicieza. E Scott Lobdell. E o que Howard Mackie anda fazendo hoje em dia?

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com