Crise Final: O Planeta dos Condenados

Premissa da série

Salvation_Run_1_800x600

A história Planeta dos Condenados foi baseada numa idéia de George R.R. Martin, tendo a grande maioria dos vilões do Universo DC, dos maiores (como Lex Luthor e Coringa) aos mais desconhecidos ou mais novos, como Escândalo. Nesta história, todos esses vilões foram capturados pelo Esquadrão Suicida e aprisionados num planeta distante. Lá dentro eles se separam em grupos e pretendem escapar deste planeta de todas as formas. O roteiro começou a ser desenvolvido pelo criador/escritor de Fábulas, Bill Willingham, mas este teve sérios problemas de estresse e teve que deixar os trabalhos para seu amigo Matthew Sturges.

A série em si

Até então os vilões estavam numa festa completa pelo Universo DC: assassinaram Bart Allen, atacaram o Arqueiro Verde e a Canário Negro, o Adão Negro provocou a Terceira Guerra Mundial etc. Com isso, um programa secreto do Xeque-Mate, comandado por Amanda Waller e Rick Flag Jr., pretende colocar todos os supervilões da Terra em um planeta distante chamado “Salvação” através de um Tubo de Explosão, inclusive membros do próprio Esquadrão Suicida, como o Pistoleiro e Bane. O planeta escolhido por Cygnus 3019, teoricamente pacífico, mas sendo observado por Desaad. Curiosamente, a Liga da Justiça vai verificar o planeta para investigá-lo apos o transporte, apenas para descobrir que os vilões acabaram sendo levados a um outro planeta.

Os primeiros a chegar são os vilões da Galeria do Flash, percebendo que o planeta é configurado para matar qualquer visitante. Descobrindo um povo que vive lá, Abra Kadabra consegue se comunicar com eles o suficiente para ficar num “zona segura” dos perigos locais. Ouvindo um segundo tubo de explosão, eles resolvem se aproximar para ver do que se trata isso, apenas para ver a chegada de uma série de novos vilões, como Sr. Frio, Psimon, Crocodilo dentre muitos outros.

martian-manhunter-salvation-run

O caos entre os vilões, somado ao clima belicoso natural do planeta, logo torna a situação insuportável. Psimon discute com todos algumas possibilidade de que eles consigam viver como uma sociedade até poderem criar uma civilização e futuras gerações neste planeta, o que é recusado pelos outros, principalmente as mulheres. E então o caos se instala novamente, com o Coringa matando Psimon friamente. Em Belle Reve, o Esquadrão Suicida está prestes a lançar Lex Luthor, Arrasa-Quarteirão, Mulher-Gato e Chemo. Rick Flag Jr. fecha o transportador do Tubo de Explosão com o Pistoleiro e Bane dentro, alegando que eles não são mais necessários ao Esquadrão. Ao chegar no planeta, enquanto Lex Luthor tenta tomar uma postura de líder geral, o Pistoleiro jura que matará Rick ao voltar para a Terra. O plano de Lex Luthor se resume à construção do próprio Tubo de Explosão deles com o que está disponível naquele planeta – o que a princípio é visto com desconfiança pelos outros vilões, mas eles acabam concordando com o plano.

Enquanto os vilões não se suportam, Luthor anuncia a todos que ele, juntamente com o Doutor Silvana, Professor Ivo e General Immortus têm um plano de escape daquele local, o que não é de concordância do Coringa, que acusa Luthor de ter seus próprios planos secretos e começa uma nova guerra entre os vilões dividindo todos em dois grupos: os que apóiam Luthor e os que o apóiam. A guerra se torna massiva e as mortes começam a ocorrer de forma brutal, enquanto o Gorila Grodd, querendo sair de tudo aquilo, usa seus poderes telepáticos para que todos se acalmem. A subdivisão do Coringa pega sua parte do Planeta, enquanto Luthor, em sua porção, conspira com o Doutor Silvana sobre seu plano quanto aos vilões e a escapada do local. Durante esses acontecimentos, o Arrasa-Quarteirão sai da visão dos dois grupos e revela-se ser o Caçador de Marte disfarçado por seu poder transmorfo, reportando os acontecimentos locais a um desconhecido por um comunicador.

A Mulher-Gato consegue observar a presença do Caçador, descobrindo seu segredo. Obviamente, ele estava reportando a Batman, mesmo não sabendo que seus relatos estavam sendo recebidos corretamente pelo Morcego. Nos campos, as tensões ficam mais calorosas, com Luthor pegando o Pistoleiro e Bane como seus seguranças, prometendo-lhes 1 milhão de dólares cada assim que chegarem na Terra. No campo do Coringa, Monsieur Mallah secretamente propóe a Grodd que eles se unam contra os humanos, o que foi considerado um absurdo por Grodd. Numa discussao verbal, a coisa acaba na porrada, com o Cérebro tentando interferir, mas ele a Mallah acabam mortos por Grodd – morrendo felizes, por saberem que estariam um com o outro para sempre em outro lugar. O Coringa, fingindo admiração por Grodd, repentinamente o joga de uma colina no planeta, pois ele não quer “dividir as glórias”. Numa terceira parte do planeta, Vandal Savage e quatro vilãs então trabalhando sozinhos, com ele explicando a elas que acredita que ambos os campos do Coringa e de Luthor falharão. Savage então leva as moças a tal zona segura, um local naturalmente lindo.

Salvation_Run_6

O Coringa leva seu grupo, à noite, ao campo de Luthor, em busca de suprimentos para si. Lá, a Mulher-Gato e descoberta escondida entre as árvores, e é tida como uma espiã dos heróis. Para provar sua inocência, ela revela que o Arrasa-Quarteirão é o Caçador de Marte, fazendo com que todos os vilões caiam em cima dele.

Uma semana depois, o Caçador de Marte é aprisionado numa cela de fogo. Lex Luthor ordena que ninguém sequer se aproxime do herói capturado. A traição quase toma conta do campo de Luthor, com os vilões alimentando o Caçador e por pouco não o libertando: eles foram paralisados pelo Bane e a coisa se torna um caos novamente em pouquíssimo tempo. O Coringa provoca a liderança de Luthor por essa traição, e eles caem numa batalha ferrenha. A bizarra tolerância do Coringa à dor o leva a vitória. O que acontece a seguir é uma invasão de Parademônios através de um Tubo de Explosão, e um deles mata Hiena.

Enquanto os Parademônios atacam os vilões, a Mulher-Gato informa Luthor sobre o campo de Vandal Savage, e o leva até lá, onde ele convence o imortal vilão a formarem uma união. O Goril Grodd, tendo sobrevivido à queda, pretende matar o Coringa, mas todos acabam interrompidos por uma tropa de Parademônios que são rapidamente derrotados, após a escapada de alguns deles levando General Immortus e Solomon Grundy com eles. Com a máquina finalizada, Luthor e os outros conseguem voltar para a Terra, sendo que ele vai por último, revelando que usou os poderes de alguns vilões para energizar seu invento. Após a partida deles, a máquina explode e mata todos os Parademônios restantes.

Na revista Liga da Justiça #21 é revelado que J’onn ficou aprisionado no planeta após a fuga dos vilões, até ser transportado ao Libra através de um Tubo de Explosão.

Publicação

Nos EUA a série saiu em 7 edições mensais a partir de novembro de 2007. No Brasil, através da Panini, a série saiu em abril/maio em dois capítulos condensando a série toda.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Secured By miniOrange